Money

Real Digital estará disponível no mercado em 2023

O real digital é um modelo de CBDC (Central Bank Digital Currency). Para usar a moeda eletrônica, emitida pelo Banco Central, será necessário ter uma carteira virtual.

02 Jun 2022 - 19h00 | Atualizado em 02 Jun 2022 - 19h00
Real Digital estará disponível no mercado em 2023 Lorena Bueri

A versão piloto do real digital tem previsão de chegar ao mercado em 2023, para a fase de testes, segundo Fábio Araújo, economista do Banco Central. Inicialmente a previsão era que a versão teste estivesse disponível ainda em 2022, porém, diante da greve dos servidores do Banco Central, foi necessário adiar o cronograma.

O real digital é um modelo de CBDC (Central Bank Digital Currency), que objetiva a criação de uma moeda eletrônica, que será lançada pelo Banco Central, funcionando com uma extensão ou substituição das cédulas físicas.

A mobilização para criação da própria moeda digital não tem acontecido apenas no Brasil, outros países têm buscado emitir suas próprias CBDCs, entre esses países estão o Reino Unido, Estados Unidos e Venezuela. Até o momento a China é o único que já tem o projeto consolidado.


Cifrão. (Foto: Reprodução/Portal do Bitcoin)


Atualmente grande parte das operações financeiras na China são realizadas com a versão digital do iuan (moeda chinesa). Aproximadamente 20 milhões de Chineses já utilizam a moeda digital que foi emitida pelo Banco Popular da China e realizam pagamentos em sua rede de blockchain.

A versão digital do real será regulamentada e garantida pelo Banco Central, possibilitando o uso de novas tecnologias, de acordo com a autoridade monetária. O que as faz funcionar de forma diferente das criptomoedas. Entre as transações divulgadas pelo Banco Central estão pagamentos internacionais, uso para IoT (internet das coisas) e smart contracts (contratos inteligentes em português).

Para usar o real digital será necessário ter uma carteira virtual de um agente autorizado, que pode ser um banco ou uma instituição de pagamento, segundo informações do Banco Central. A versão inicial do real digital poderá ser uma opção adicional ao uso do real físico (cédulas convencionais), podendo ser convertida em outras opções de pagamento disponíveis atualmente, como por exemplo o próprio real físico e depósitos em contas de bancos.

 

Foto Destaque: Cédulas e moeda de um real. Reprodução/CriptoPumpNews.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo