Esportes

Rayssa Leal e Filipe Toledo concorrem ao Prêmio Laureus 2023

Atletas do skate e do surf foram indicados à categoria esportes de ação. O prêmio homenageia desde 1999, destaques do esporte, no ano anterior. O Brasil venceu em 2002, nessa mesma categoria, com o skatista Bob Burnquist.

21 Fev 2023 - 08h40 | Atualizado em 21 Fev 2023 - 08h40
Rayssa Leal e Filipe Toledo concorrem ao Prêmio Laureus 2023 Lorena Bueri

Filipe Toledo, o Filipinho e Rayssa Leal, atletas do surf e do skate, foram lembrados nessa semana, com a indicação ao Prêmio Laureus 2023. Essa homenagem foi criada em 1999 homenageando atletas, projetos e equipes que se destacaram em suas modalidades esportivas. Filipinho e Rayssa, em 2022, foram campeões mundiais de suas modalidades.  Ambos foram indicados na categoria esportes de ação. As demais indicações são melhor atleta mulher e homem do ano, equipe, revelação, retorno, melhor paraatleta e esporte pelo bem. Brasileiros já haviam sido indicados e até ganhado, em edições anteriores. No skate, Bob Burnquist foi vencedor em 2002, na mesma categoria que Rayssa e Filipinho foram indicados em 2023. Nos paraatletas, o campeão brasileiro de natação Daniel Dias faturou três vezes, em 2009, 2013 e 2016. O prêmio tem patrocínio da Fundação Patrons Daimler and Richemont e iniciativa privada.

Nessa edição, o prêmio tem uma preocupação especial, com programas sociais pelo mundo, que focam no esporte como agente de transformação social. O júri de 71 membros é na maioria, campeões e recordistas mundiais, atletas olímpicos e figuras humanitárias do esporte. Os vencedores serão divulgados ainda no primeiro semestre de 2023. Rayssa e Filipe concorrerão com Sthephanie Gilmore do surfe, Justine Dupont especialista em grandes ondas, Eileen Gu do esqui e Chloe Kim do snowboard. Os dois atletas deram notas na imprensa, falando da alegria em somente ser indicado, entre tantas feras do esporte.


Skatista brasileiro Bob Burniquist,  vencedor do Laureus edição 2002,  na categoria esportes de ação. Fonte/Reprodução Esportelândia


O futebol brasileiro já venceu o Laureus. Foi na edição de 2003, que premiava os destaques de 2002. Naquele ano, o Brasil foi campeão da Copa do Mundo do Japão e Coréia. Ronaldo Nazário ficou conhecido mundialmente, como Fenômeno. A equipe brasileira venceu na categoria Equipe do Ano.

O único brasileiro membro ativo do júri do prêmio nessa edição, é o ex piloto Emerson Fittipaldi. Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, falecido em janeiro desse ano, era também um dos membros ativos nesse conjunto de ex notáveis do esporte.

Foto Destaque Prêmio Laureus 2023 indica Rayssa Leal e Filipinho Toledo. Fonte/Reprodução Olímpiadas Todo Dia

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo