Mundo Animal

Raro bebê tubarão-fantasma é encontrado por cientistas da Nova Zelândia

Criatura raramente é vista, pois costuma viver nas profundezas do oceano. Animal pode ajudar a ampliar conhecimento científico sobre a espécie misteriosa de tubarões-fantasma.

17 Fev 2022 - 10h40 | Atualizado em 17 Fev 2022 - 10h40
Raro bebê tubarão-fantasma é encontrado por cientistas da Nova Zelândia Lorena Bueri

Cientistas da Nova Zelândia descobriram um tubarão-fantasma recém-nascido cuja espécie, também chamada de quimera, é pouco conhecida, por viver escondida na profundidade do mar. Os especialistas acreditam que isso ajudará a ampliar o conhecimento sobre a criatura “misteriosa”. O animal foi coletado a uma profundidade de cerca de 1,2 km, em Chatham Rise, uma área do fundo do mar na costa leste do país. O ocorrido foi divulgado nesta quarta-feira (16).

A descoberta foi feita por acidente pela equipe de cientistas do Instituto Nacional de Água e Pesquisa Atmosférica, que estava realizando uma pesquisa de arrasto para estimar as populações de peixes hoki quando encontraram o animal. Os cientistas disseram que o tubarão de águas profundas, que é relacionado a tubarões e raias, deve ter nascido recentemente, pois sua barriga ainda estava cheia de gema de ovo.


Exemplos de cápsulas de ovos de tubarão-fantasma. (Foto: Reprodução/Brit Finucci/BBC)


Os tubarões-fantasma, entre outros nomes, são peixes cartilaginosos (com esqueletos compostos principalmente de cartilagem), os seus embriões se desenvolvem em cápsulas de ovos e se alimentam de uma gema até estarem prontos para eclodir.

Pesquisadores dizem que a descoberta pode aprofundar a compreensão do estágio juvenil da espécie que, segundo Brit Finucci, pesquisadora que faz parte da equipe da descoberta, os juvenis “podem ter necessidades alimentares e de habitat diferentes” dos adultos, comparado a outas espécies de quimeras.

É bastante surpreendente. A maioria dos tubarões-fantasma de águas profundas são espécimes adultos conhecidos; recém-nascidos são raramente relatados, então sabemos muito pouco sobre eles”, disse Finucci. A cientista ainda destacou que “encontrar esse animal nos ajudará a entender melhor a biologia e a ecologia desse misterioso grupo de peixes de águas profundas”.

 

Foto Destaque: Reprodução/ Brit Finucci/ BBC News.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo