Celebridades

Rafa Brites chama a atenção para temas ainda estigmatizados no universo feminino

Conhecida por falar e sobre temas importantes, como saúde mental e maternidade, a autora e apresentadora Rafa Brites, tem chamado a atenção das seguidoras quando a saúde íntima e autocuidado.

07 Fev 2023 - 08h20 | Atualizado em 07 Fev 2023 - 08h20
Rafa Brites chama a atenção para temas ainda estigmatizados no universo feminino Lorena Bueri

“Durante a nossa vida a menstruação vai fazer parte de várias fases da nossa jornada e os escapes de xixi que são comuns, mas não são normais, podem também ocorrer em algum momento. A gente tem que buscar mais informações, produtos adequados, procurar orientação de profissionais da área de saúde, ter um diagnóstico correto porque a incontinência urinária precisa ser tratada e vista como uma questão de saúde. Por isso é muito importante buscar ajuda médica e do acompanhamento de um especialista”, destaca Rafa.

A fala da apresentadora reforça uma realidade comum a 80% das brasileiras que nunca conversaram sobre incontinência urinária com seus médicos, segundo dados da pesquisa Menstruação e Escapes de xixi: investigando estigmas sobre os temas.

O estudo, realizado por Intimus® em parceria com a Grimpa -- consultoria de pesquisa de mercado e consumo -- entrevistou durante o mês de outubro de 2022, 1.210 mulheres, de 18 a 45 anos, das classes sociais A, B e C e de todas as regiões do Brasil, para entender melhor sobre atitudes, dificuldades e estigmas que envolvem menstruação e escapes de xixi.

Para a ginecologista Rebeca Gerhardt, a condição ainda é tratada como uma doença de pessoas de idade mais avançada, o que não é verdade. “A incontinência urinária pode acontecer em qualquer momento da vida da mulher por diversos fatores, como genética, sobrepeso, durante a gestação ou no pós-parto, ou até mesmo durante a prática de esportes de alto impacto. O importante é que ao primeiro sinal de escape, a pessoa procure a ajuda de um especialista para o diagnóstico e tratamento adequado”, reforça.

A pesquisa Menstruação e Escapes de xixi: investigando estigmas sobre os temas, revelou ainda que 39% das brasileiras consideram os temas da menstruação e escapes de xixi estigmatizados e acabam não buscando ajuda por vergonha e insegurança. Nesse cenário, ao longo de todo o estudo, palavras como “autoaceitação”, “autoconhecimento”, “normalização da fisiologia feminina”, “inclusão”, “prevenção”, “confiança” e “empatia” aparecem bastante nas falas das entrevistas.

“Todos esses dados reforçam a importância de falar mais sobre o tema, ter mais debate, ter roda de conversa para que as mulheres conheçam seus próprios corpos, busquem por informações e soluções para o bem-estar, sem ter vergonha, sem desconforto e principalmente sem desinformação que isso é a pior coisa”, pontua Rafa Brites.



As mulheres não buscam ajuda ou informações sobre os escapes de xixi

A pesquisa enfatiza que apenas 36% das mulheres entrevistadas já buscaram informações sobre escapes de xixi e 28% desconhecem qualquer tipo de prevenção. E, sobre conhecimento em relação ao tema 85% das brasileiras entrevistadas conhecem e entendem sobre o tema dos escapes de xixi, mas, ainda assim, não buscam ajuda nem falam a respeito -- mesmo entre amigas -- por medo ou vergonha -- mostrando quanto o assunto, de fato, é estigmatizado.

“Conversar com o médico é a primeira coisa a se fazer, pois o especialista é a pessoa mais indicada para investigar as causas, trabalhar no melhor tratamento explicar sobre a condição. É por isso que falar sobre o tema é importante. Assim, as mulheres vão se sentir cada vez mais à vontade para lidar com os escapes de xixi, e essa troca com outras mulheres que passaram ou passam pela condição também é importante”, afirma a ginecologista Rebeca Gerhardt.

Ainda assim, quando o tema surge durante as consultas, 61% das mulheres tiveram a iniciativa de perguntar a respeito, enquanto 39% só comentaram quando foram questionadas. E muitas mulheres ainda atribuem as situações de escape a fatores pontuais, como infecção urinária e movimentos involuntários (tosse, espirro e gargalhada).

Quando questionadas sobre menstruação, a maioria das entrevistadas costuma tirar dúvidas referentes à menstruação com o ginecologista (64%). Elas também consultam sites, blogs e fóruns (52%) e outras mulheres (47%).

“Tem assuntos que a gente não fala, que não dividimos com as pessoas e sofremos caladas, como escapes de xixi, menstruação, ressecamento, candidíase, hemorroida... São situações comuns, mas não são normais! Precisamos ter mais informações e procurarmos um especialista no assunto. A incontinência urinária deve ser tratada como um problema da saúde da mulher”, destaca Rafa Brites.

Sentimentos associados pelas mulheres à menstruação e aos escapes de xixi

instabilidade de humor é mais associada com menstruação por 38% das respondentes. Já os escapes de xixi são mais relacionados à fragilidade do corpo feminino por 32% das respondentes, bem como algo vergonhoso. O fator comum aqui é o sofrimento, que está no mesmo patamar para os dois temas.

Algo que deve ser “escondido” ou que “não deve ser nomeado” é pouco associado com ambos os temas -- apenas 3% das respondentes. Porém, a menstruação, apesar de normal, é ligeiramente mais associada com sujeira/nojo (11%).

“Os dados reforçam a importância de debate sobre o ciclo menstrual e os escapes de xixi, para que as mulheres conheçam seus próprios corpos e, sobretudo, busquem por seu bem-estar e saúde, sem estigmas e desinformação”, destaca Marisa Cury Cazassa, gerente executiva de marketing da Kimberly-Clark no Brasil.

Foto Destaques: Reprodução

VEJA TAMBÉM

Comitê americano dificulta ações da Polícia Federal para coibir perfis envolvidos em milícias digitais  Lorena Bueri

Comitê americano dificulta ações da Polícia Federal para coibir perfis envolvidos em milícias digitais 

O Comitê de Assuntos Judiciários dos Estados Unidos é composto por maioria de parlamentares que são contra solicitações do Ministro Alexandre de Moraes, o que dificulta o trabalho da Polícia Federal
Belo viaja com Thiaguinho após boatos de separação com Gracyanne Lorena Bueri

Belo viaja com Thiaguinho após boatos de separação com Gracyanne

Belo foi visto no aeroporto do Rio nesta quinta feira (18) acompanhado do também cantor Thiaguinho. Segundo sites , o cantor que é casado há 16 anos com Gracyanne Barabosa estaria com o casamento chegando ao fim. Conforme fontes próxima ao casal, ele
Gisele Bündchen fala sobre a força da maternidade em nova campanha de joias Lorena Bueri

Gisele Bündchen fala sobre a força da maternidade em nova campanha de joias

Modelo abre o coração em nova ação de Dia das Mães
Presidente-executivo da Petrobras nega alterações em preços de combustíveis Lorena Bueri

Presidente-executivo da Petrobras nega alterações em preços de combustíveis

O preço do Brent, referência global do petróleo, oscila bastante este mês, quando chegou a atingir a cotação máxima impactado pelas tensões entre Israel e Irã
Atalanta é derrotado por Liverpool, mas se classifica para às semifinais da Liga Europa Lorena Bueri

Atalanta é derrotado por Liverpool, mas se classifica para às semifinais da Liga Europa

Time italiano sofre derrota em segundo jogo pelas quarta de final da Liga Europa, mas se classifica para com placar agregado da primeira partida
Karol G é confirmada para Rock in Rio 2024 no mesmo dia de Katy Perry Lorena Bueri

Karol G é confirmada para Rock in Rio 2024 no mesmo dia de Katy Perry

A cantora se apresenta no "Dia delas", que também terá participação de Iza, Gloria Gaynor, Ivete Sangalo e Cyndi Lauper. A colombiana também já tem show marcado em São Paulo
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo