Notícias

RJ: Com aluguel de ônibus para conter caos no BRT, consórcios diminuem frotas na cidade

Ônibus improvisados como BRT prejudicam os trabalhadores que necessitam das linhas, já que, para trafegar a partir da estação Alvorada provocam escassez de veículos em outros trechos da cidade em que as linhas deveriam circular.

16 Mar 2022 - 19h32 | Atualizado em 16 Mar 2022 - 19h32
RJ: Com aluguel de ônibus para conter caos no BRT, consórcios diminuem frotas na cidade Lorena Bueri

Com o caos no transporte público, o BRT (Bus Rapid Transit) segue sendo o meio mais turbulento, não só para passageiros e motoristas, mas também para a administração da transportadora de veículo que carrega em média mais de 200 mil pessoas por dia.

No entanto, com a pressão da população, após inúmeras queixas e protestos por conta da situação precária do transporte, o governo do estado vem tentando mitigar os impactos após a ameaça de motoristas na tentativa de realizarem uma greve. Porém, o que muitos não sabem é que a prefeitura paga um aluguel equivalente a mais de R$2 mil para empresas diariamente, para que alguns ônibus rodem como BRT na cidade.

De acordo com o RJ2, da TV Globo, há 71 veículos transitando pelo Rio de Janeiro, mas em poucas horas este número diminui, pois, conforme a investigação informa, as empresas tendem a diminuir o tráfego de ônibus por ser um cobertor curto e lucrar com o BRT por firmar diretamente com a prefeitura, mesmo que isso gere um caos.


Pessoas pressionadas no BRT. (Foto: Reprodução/O Globo)


Ainda de acordo com a apuração, é notória a redução de ônibus nas ruas fazendo seu trajeto durante o tráfego dos BRTs, de modo que o transporte fique ainda mais escasso. Além disso, os consórcios pegam esses ônibus para por na rota do BRT.

Viações como Palmares, Pavunense e Santa Cruz, são alguns dos exemplos das linhas que passam pelo terminal Alvorada, reduzindo veículos em suas próprias rotas, com o intuito improvisado de ser o BRT, que de acordo com RJ2, fazem com que os consórcios lucrem em cima disso.


Mulher esperando ônibus no ponto. (Foto: Reprodução/Extra)


Nota da Prefeitura

Em nota divulgada, a Secretaria Municipal de Transportes, órgão responsável por este setor, disse que os consórcios não estão autorizados a reduzir a frota para alugar ônibus para o BRT, mesmo que seja de apoio à operação de emergência, como vem acontecendo nos últimos dias. E salientou a emissão de multas por meio do GPS contido nos veículos. Por fim, a própria Secretaria, que desde outubro do ano passado (2021) já aplicou mais de 37 mil em diversos consórcios por diminuir a operação das frotas ao retirar veículos do seu intinerário.

Foto destaque: Ônibus. Reprodução/TV Band Rio/Uol

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo