Na última sexta-feira, dia 17, vários supermercados da República Tcheca receberam carregamentos com vários pacotes de cocaína. A carga completa pesa 839 quilos, quase uma tonelada, e está avaliada em 83 milhões de dólares, cerca de 427 milhões de reais.
A polícia local foi informada do ocorrido pelos funcionários desses mercados e apreendeu todos os pacotes de droga encontrados em meio aos caixotes de banana distribuídos. De acordo com as autoridades, o carregamento veio da Colômbia e foi deixado por engano na República Tcheca. Segundo investigações, a parada final dos pacotes de cocaína seria a Alemanha.
"Pacotes de cocaína prensados, em caixas de banana, foram encontrados esta tarde por trabalhadores de supermercados em Jičín e Rychnov nad Kněžnou. Os investigadores criminais descobriram que mercadorias do mesmo lote foram distribuídas para vários outros locais da República Tcheca", disse a polícia do lugar, segundo aponta o jornal O Globo.
O Centro Nacional de Controle de Drogas do país abriu uma investigação sobre o caso, contudo, até o momento, ninguém foi preso ou responsabilizado.
Caixa de banana com pacotes de droga (Foto: Reprodução/O Globo)
Narcotráfico colombiano
O país de origem da droga, a Colômbia, sofre há muito tempo com o narcotráfico. Desde o famoso traficante Pablo Escobar, que ganhou até uma série em uma plataforma de streaming, até criminosos atuais como Dairo Úsuga, conhecido como “Otoniel”, presente na lista dos mais procurados do país e que foi preso em novembro do ano passado após uma mega operação do exército e da polícia.
Muitos colombianos são afetados diretamente pelo narcotráfico, principalmente com o recrutamento de jovens e adolescentes para integrar organizações criminosas, como o Clã Golfo, anteriormente liderado por Otoniel. Outro grande dilema gerado pela expansão dos cartéis de drogas são as pessoas desabrigadas, que seriam mais de 2 milhões de pessoas, segundo dados oficiais, em um país com pouco mais de 50 milhões de habitantes.
Foto Destaque: Cão Farejador inspeciona caixas com cocaína escondida. Reprodução/O Globo