Uma gatinha de duas cores e olhos azuis chamada Eclipse tem feito sucesso no TikTok, a mistura de sua pelagem preta e caramelo tem despertado curiosidade sobre a origem de suas características tão singulares: o quimerismo ou quimera.
O termo Quimera tem origem na mitologia grega, uma criatura que é mistura de leão, cabra e serpente em um só ser, que pode ocorrer tanto em animais como em humanos. Apesar de não ser a junção de três seres diferentes, como na mitologia, a Quimera é a união de dois embriões gêmeos não idênticos.
Eclipse, a gatinha quimera (Foto: Reprodução/TikTok/@gatinhaeclipse)
Segundo Ana Virgínia Gabrich e Lorena Rodrigues (2016), quimeras ou quimerismo genético, são anomalias que ocorrem, tanto em humanos quanto animais, quando um ser possui dois tipos diferentes de material genético, ou seja, dois DNAs.
Estas anomalias podem surgir naturalmente, algumas pessoas podem passar a vida sem saber de suas condições, ou podem ser indutivas por meio de intervenções médicas, ou científicas. As autoras afirmam que atualmente há conhecimento de cerca de 40 indivíduos humanos comprovados com quimerismo genético em todo o mundo.
É o caso de Taylor Muhl, modelo e cantora californiana, que apresenta dois tons de pele. Segundo os médicos Taylor absorveu sua irmã gêmea fraternal no útero, mas, diferentemente dos outros casos humanos conhecidos, que apenas exibem sintomas internos ou marcas de pele muito pequenas, também o estômago da modelo apresenta dois tons de pele - dividido ao meio, como no corpo.
Modelo e cantora californiana Taylor Muhl (Foto:Reprodução/Mdig)
Por conta de possuir dois sistemas imunológicos distintos, Taylor Muhl é alérgica a certos metais de um lado do corpo, mas não de outro, assim como também sofre mais com gripes do que as pessoas que não são quimeras, isto porque ambos os sistemas imunológicos se enfraquecem ao mesmo tempo.
Taylor comentou que sempre manteve sua condição em segredo, cobria seu corpo e pedia para que editassem suas fotos, mas que agora, consciente da questão, resolveu abraçar seu jeito de ser quem é. Com isso, deseja inspirar outras pessoas a terem mais confiança em assumirem suas diferenças, e aprenderem a gostar de si mesmas.
Foto de Destaque: Eclipse, a gatinha quimera. Reprodução/@gatinhaeclipse/TikTok.