Beleza

Queratina: Como usar e os benefícios

A queratina é uma proteína responsável por 90% da estrutura capilar. E ela funciona como proteção e preenchimento das falhas. Através de tratamentos adequados, é possível obter vários benefícios.

3 min de leitura
31 Jan 2022 - 12h30 | Atualizado em 31 Jan 2022 - 12h30

A queratina, é uma proteína fibrosa presente nos cabelos, unhas e pele. Ela representa cerca de 90% dos fios capilares, e funciona como proteção e preenchimento das falhas por processos externos ou deficiência biológica. É a queratina, que proporciona força, resistência e elasticidade ao cabelo.

O excesso de procedimentos químicos, como, por exemplo (progressivas), e também a exposição ao sol, uso diário de secador, chapinha e poluição causam a diminuição da queratina nos fios, deixando-os quebradiços, sem brilho, e elasticidade.

Como repor a queratina

A queratina está presente em diversos produtos, algum deles são: shampoo, cremes e ampolas, a aplicação pode ser feita também por procedimentos nos salões de beleza:

  • Nanoqueratinização: é feita com uma escova que fica ligada a um aparelho que contém queratina líquida, que vai sendo distribuída nos fios quando passada no cabelo.
  • Cauterização: também conhecida como plástica capilar, feita através de uma limpeza, hidratação, e depois é feita uma carga de queratina e o aquecimento com a chapinha para consolidar. Por último, vem a finalização com silicone.
  • Reconstrução capilar: recomendada para cabelos extremamente danificados. O tratamento é feito através do depósito de queratina nos cabelos, outras proteínas e alguns minerais que fazem a hidratação e a proteção.

A queratina deve ser usada com o auxílio de um profissional qualificado, pois a quantidade aplicada deve ser conforme a necessidade do fio. O uso inadequado pode deixar o cabelo rígido, quebradiço, opaco e causar a perda do movimento natural do cabelo.


Demet Özdemir, atriz turca com cabelos longos e brilhantes (foto: Reprodução/instagram)


Quais benefícios da queratina?

  • Recuperação dos fios danificados: após procedimentos mal sucedidos, os fios podem ficar porosos e elásticos, e para deixá-los saudáveis novamente o uso da queratina é o jeito mais eficiente de recuperação.
  • Pré-tratamento de descoloração e alisamento: descoloração e alisamento, são procedimentos que danificam os cabelos, mesmo tomando os devidos cuidados. Por isso, um pré-tratamento com queratina é ideal para tornar o processo menos agressivo.
  • Tratamento aliado do secador e da chapinha: a maioria das pessoas usa secador e chapinha, diariamente. No entanto, o uso diário dessas fontes de calor. Por isso, além do uso do protetor térmico, o tratamento com queratina é indicado para recuperar o cabelo dos danos causados.
  • Reposição de água na estrutura capilar: embora 90% dos fios sejam compostos por queratina, a água também é um elemento presente na fibra capilar, responsável pela hidratação. A falta de hidratação dificulta a absorção dos nutrientes. Por essa razão, o ideal é realizar os tratamentos simultaneamente. Um exemplo de mistura, é adicionar a queratina liquida, em uma máscara de hidratação. Mas, é preciso lembrar que o uso inadequado da queratina pode danificar ainda mais o cabelo.

   

Foto destaque: Cabelos cacheados, saudavel e hidratado. Reprodução/Instagram

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo