Saúde

Queiroga anunciou neste domingo (17), o fim do estado de emergência em saúde pública por Covid-19

A decisão marca o fim das medidas impostas desde o início da pandemia, mas não o fim da pandemia em si, pois essas responsabilidade é da Organização Mundial da Saúde (OMS).

18 Abr 2022 - 16h35 | Atualizado em 18 Abr 2022 - 16h35
Queiroga anunciou neste domingo (17), o fim do estado de emergência em saúde pública por Covid-19 Lorena Bueri

Durante um pronunciamento oficial neste domingo (17), o ministro da saúde Marcelo Queiroga anunciou o fim do estado de emergência sanitária nacional, que estava em vigor desde fevereiro de 2020. A decisão marca o fim das medidas impostas desde o início da pandemia, mas não o fim da pandemia em si, pois essas responsabilidade é da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O país registrou 2.243 casos confirmados e 18 mortes, neste domingo. A média móvel de mortes por Covid no Brasil chegou a 100, a menor desde 5 de janeiro.

De acordo com Queiroga, ainda será editado "nos próximos dias" um "ato normativo" que vai explicar exatamente quais serão as medidas adaptadas após o fim da declaração.

Agora com o fim da emergência em saúde pública, o Ministério da Saúde estima que mais de 2.000 normas caiam em todo o país, tendo como possibilidade de comprar medicamentos e insumos médicos sem licitação.


Pronunciamentod do ministro Marcelo Queiroga neste domingo (17) (Foto: Reprodução/Youtube)


Um mapeamento feito pelo Centro de Pesquisas em Direito Sanitário da USP (Universidade de São Paulo) mostra que 2.366 normas da União e dos estados estavam vinculadas, em 2021, diretamente à portaria que decretou o estado de emergência por causa da pandemia de Covid-19.

Na prática, essa revogação anunciada no domingo, pode acarretar a mudança do uso de vacinas e a liberação de recursos usados para o enfrentamento da pandemia. Para isso, a equipe jurídica do Ministério da Saúde, está avaliando a melhor saída para as normas que estão atreladas ao decreto.

O estado de "Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional", também chamado de Espin, é considerado o nível máximo de risco da doença no Brasil. Ele entrou em vigor em fevereiro de 2020, poucos dias depois de a OMS declarar emergência internacional de saúde pública.

Essa norma permitiu que o governo federal e os governos estaduais e municipais tomassem várias medidas, como o uso obrigatório de máscaras e a autorização emergencial para vacinas.

A OMS ainda não reavaliou a situação de emergência internacional. E ainda não existe um prazo para isso. Mas cada país tem autonomia para decidir sobre a sua situação com base no dados epidemiológica de seu território.

 

Foto destaque: Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Reprodução/Divulgação

VEJA TAMBÉM

Tensão entre Irã e Israel cresce após governo iraniano prometer revidar ataque à embaixada do país na Síria  Lorena Bueri

Tensão entre Irã e Israel cresce após governo iraniano prometer revidar ataque à embaixada do país na Síria

Ataque de forças israelenses matou membros da Guarda Revolucionária iraniana e retaliação pode ocorrer ainda neste final de semana
Teaser de novo filme de Yorgos Lanthimos e Emma Stone surpreende público Lorena Bueri

Teaser de novo filme de Yorgos Lanthimos e Emma Stone surpreende público

Teaser de 'Tipos de Gentileza' cria expectativa com retorno de Emma Stone, o filme de Yorgos Lanthimos promete narrativa intrigante e elenco estelar
SPFW 57: Catarina Mina entrega emocionante desfile de estreia, em homenagem às artesãs cearenses Lorena Bueri

SPFW 57: Catarina Mina entrega emocionante desfile de estreia, em homenagem às artesãs cearenses

Destacando a autenticidade do Nordeste brasileiro, foram apresentados na passarela 40 looks feitos à mão, com técnicas artesanais: filé, bilro, labirinto, palha de carnaúba, fibra de croá, bordado, e o crochê
Sabores da África a inspiração de Weider Silveiro na moda urbana Lorena Bueri

Sabores da África a inspiração de Weider Silveiro na moda urbana

Weider Silveiro funde influências africanas com seu estilo urbano nesta temporada, criando uma coleção diversificada que inclui desde vestidos esvoaçantes até calças amplas e bustiês curtos.
Flamengo alfineta Confederação por falta de critério nas competições Lorena Bueri

Flamengo alfineta Confederação por falta de critério nas competições

Marcos Braz e Bruno Spindel, dirigentes rubro-negros, se manifestam sobre observação de Tite e negativa da entidade em remarcar datas durante a Copa América
Jogador do Al-Ittihad pode enfrentar suspensão após agressão de rival Lorena Bueri

Jogador do Al-Ittihad pode enfrentar suspensão após agressão de rival

Na final da Supercopa Saudita, o jogador Abderrazak Hamdallah foi agredido por um torcedor rival; o incidente ocorreu quando Hamdallah deixava o campo
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo