Notícias

Queda no número de crimes violentos surpreende no carnaval do Rio

Depois de dois anos de pandemia, finalmente o carnaval aconteceu. Quem achou que haveria muitas ocorrências, se enganou. De forma surpreendente e positiva o número de crimes com uso de violência diminuíram no Rio.

24 Fev 2023 - 08h33 | Atualizado em 24 Fev 2023 - 08h33
Queda no número de crimes violentos surpreende no carnaval do Rio Lorena Bueri

Depois de dois anos sem carnaval, o governo do Rio de Janeiro registrou uma surpreendente queda no número de crimes violentos no ano de 2023 durante o carnaval.


Bloco Simpatia é Quase Amor, no carnaval do Rio de Janeiro. (Foto: reprodução/ G1)


Segundo dados da (ISP), Instituto de Segurança Pública, mostram que no feriadão de carnaval, o estado do Rio de Janeiro registrou, desde sexta-feira até a quarta de cinzas, uma surpreendente redução no número de crimes onde a violência foi usada.

Por conta da pandemia do Covid-19, o mundo parou por dois anos, e com isso foram dois anos sem o tão amado, porém perigoso carnaval de rua do Rio de Janeiro. Os grandes eventos, com uma enorme concentração de pessoas, começaram a retornar ano passado, mas ainda não havia sido comemorado o carnaval. Com isso, a expectativa era de muitos assaltos, muitas brigas e bastante violência durante a data.

No entanto, em comparação ao ano de 2020, último carnaval antes da pandemia, os números mostram que houve uma boa redução nos números de assaltos no geral. O número de roubos em ônibus diminuiu 87%; os roubos a pedestres caíram 58%; roubo de celular diminuiu cerca de 48%. Os chamados roubos de rua, que são a soma de todos esses itens, apresentaram uma queda de 58%.

O governador Cláudio Castro ressaltou o trabalho em conjunto a Prefeitura do Rio para o sucesso das operações. O governador disse que para alcançar esses números houve muito investimento em tecnologia e reforço nas polícias Militar e Civil, e elogiou o trabalho em conjunto das forças de segurança, dizendo que merecem destaque. O estado do Rio de Janeiro recebeu muitos turistas nesse carnaval, tanto na capital quanto no interior. Com isso, os hotéis obtiveram uma taxa de ocupação de mais de 90%, essa boa experiência oferecida pela segurança se torna essencial para entregar aos turistas uma boa experiência e a construírem uma visão positiva do estado.

Os furtos a pedestres comparados ao ano de 2020 também diminuíram cerca de 4%, porém, na capital esse número aumentou 6%.

Para atingir esses números positivos foi necessário reforçar o policiamento e criar pontos de bloqueio. De acordo com a Secretaria do Estado de Polícia Militar, mais de 15 mil agentes foram convocados para patrulhar diariamente durante o carnaval. Para auxiliar esses agentes foram usados drones e aeronaves que transmitiam imagens em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle. Foram criados diversos pontos de bloqueio, onde polícias com detectores de metais revistassem os carnavalescos nas ruas em que eram possíveis acessar os blocos.

Na Polícia Civil houve um grande reforço no efetivo, sobretudo nas delegacias de Apoio ao Turismo e de Atendimento à Mulher. As Delegacias de Apoio ao Turismo contaram com guias bilíngues para ajudar a acolher também os turistas estrangeiros. Já as Delegacias de Atendimento à Mulher investiram em campanhas de conscientização e prevenção a violência contra a mulher.

 

Foto destaque: Policiais atendendo cidadão durante carnaval na praia do Rio de Janeiro. Reprodução/ TV prefeito

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo