Empreendedorismo

Quebrando barreiras geográficas, Vó Olívia leva o artesanato mineiro para todo o Brasil

O publicitário Cássio Fernandes é o idealizador, fundador e diretor do Empório Vó Olívia, maior e-commerce de artesanato mineiro do Brasil.

17 Mar 2023 - 18h30 | Atualizado em 17 Mar 2023 - 18h30
Quebrando barreiras geográficas, Vó Olívia leva o artesanato mineiro para todo o Brasil Lorena Bueri

O jeitinho mineiro é o estilo de vida de um povo talentoso, bom nos negócios, nas artes e em muitas outras áreas da vida. Há quem afirme que o tempo do mineiro é diferente, pois para criar lembranças e objetos tão marcantes, é preciso simplicidade, gentileza e hospitalidade. Muitos querem sentir essa atmosfera de perto, por isso, encontram no artesanato uma maneira de levar o que Minas Gerais tem de melhor.

É com esse propósito que projetos que baseiam seu modelo de negócio na inovação, na criatividade e na valorização da cultura, criaram iniciativas nas quais não há limites entre as barreiras geográficas, e Minas Gerais fica mais perto do que os imagina. Um dos exemplos de sucesso é o Empório Vó Olívia, um dos maiores e-commerces de artesanato mineiro do Brasil, que trouxe uma nova maneira de consumir peças legítimas e com muita história para contar.

O idealizador e diretor do Vó Olívia, o publicitário Cássio Fernandes, conta que o propósito do Empório Vó Olívia é exatamente este: dar visibilidade à produção artesanal em Minas Gerais, valorizando a arte mineira por meio de produtos que ressaltam a linguagem, o comportamento e a visão de mundo de um povo muito rico em história, cultura e talento.

O Empório Vó Olívia tem sua sede no município de Mercês, interior de Minas Gerais. No amplo galpão funcionam o showroom, departamentos administrativos e o centro de distribuição.

"Para nós, o artesanato é uma forma de preservar a linguagem e a memória de um lugar, de um povo. O que é produzido em Minas Gerais, nosso estado, é algo muito valioso para o nosso país. Por isso, temos conosco mais de 150 artesãos parceiros, responsáveis por criar e produzir peças que eternizam a nossa cultura, mantendo vivos os nossos costumes e tradições", ressalta.

Desde que foi fundado, em 2018, o Empório Vó Olívia sempre disponibilizou aos clientes de todo o Brasil um amplo mix de produtos formado por mais de 4 mil itens, bem como peças em cabaça, madeira de demolição, ferro, tecido, barro e pedra.

O showroom, a sede administrativa e o centro de distribuição do Empório Vó Olívia estão em um amplo galpão localizado em Mercês (MG), cidade natal de Cássio. O negócio é responsável por gerar mais de 30 empregos diretos. Na internet, Vó Olívia já conquistou a marca dos 500 mil seguidores no Instagram. O Empório ainda realiza uma das lives shop mais bem-sucedidas entre os e-commerces brasileiros, reunindo, em média, mais de 5 mil pessoas ao longo de toda a transmissão.

O artesanato em cabaça é um dos carros-chefes do Empório Vó Olívia

 

O segredo? Peças recheadas de lembranças

Não dá para negar que o artesanato segue como um dos segmentos que mais cresce no Brasil. O setor representa cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) e movimenta cerca de R$ 50 bilhões por ano. Parte deste montante pode ser atribuída ao Empório Vó Olívia, pois fatura, em média, R$ 1,2 milhão por mês. Todo este movimento faz do projeto um agente de transformação para o segmento, aquecendo a economia colaborativa ao oferecer produtos que cumprem uma missão muito nobre: ativar boas memórias das pessoas.

"Quando nos perguntam qual é o segredo do Vó Olívia, a resposta é muito simples: não vendemos simplesmente uma peça de artesanato. Em cada uma de nossas peças agregamos afeto, carinho e despertamos memórias afetivas em nossos clientes. Todo mundo que tem contato com algum produto da marca tem a mesma reação. Eles lembram de momentos especiais vividos na casa da avó, da mãe. Já tive cliente que chorou porque recebeu um item nostálgico, que o fez lembrar de um passado especial", revela o idealizador do Vó Olívia.

 

Por meio do Empório Vó Olívia, artesãos de Minas Gerais têm sua arte valorizada enviada para todo o Brasil.

 

Uma vó que ganhou o Brasil!

As boas memórias e lembranças são o maior legado que uma pessoa pode deixar. Por isso, manter vivos os ensinamentos é uma forma de homenagear pessoas que nos inspiram a sermos sempre a nossa melhor versão.

Foi com esse intuito que Cássio não teve dúvidas ao escolher o nome do empreendimento. O Vó Olívia é uma referência à Olívia Maria da Silva, sua avó. "A Vó Olívia foi uma mulher que transpirava a mineiridade. Era uma mulher simples, mas de muitas habilidades e sabedoria. Foi aquele tipo de vó que todos gostariam de ter tido, por isso, digo que é uma avó que ganhou o Brasil e possui netos em todos os estados".

Cássio ainda destaca que muitas das características marcantes de Olívia estão presentes no projeto, como a de acolher e de dar oportunidade para as pessoas. "Quando falamos de artesanato, falamos de carinho, criatividade e visões de mundo. Acolho cada um de nossos artesãos, deixando que eles mostrem o seu talento e a sua arte. Entendemos que é desta forma que conseguimos agregar tanto ao nosso projeto e cumprir o nosso propósito de resgatar memórias e lembranças", finaliza.

Foto em Destaque: Reprodução.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo