Quatro municípios gaúchos seguem sem casos confirmados de coronavírus

Publicado 28 de Sep de 2020 às 18:28

Mais de seis meses após a confirmação do primeiro caso no Rio Grande do Sul, apenas quatro dos 497 municípios gaúchos não registraram ocorrências de covid-19. O número corresponde a menos de 1% do total de cidades no Estado. A informação está no Painel Coronavírus RS, atualizado diariamente pela Secretaria Estadual da Saúde.

Leia mais: Johnson & Johnson inicia a fase 3 de testes de vacina

Seguem livres do coronavírus os municípios de Cerro Branco (Região Central), Coqueiro Baixo (Vale do Taquari), Estrela Velha (Região Central) e Pedras Altas (Sul). Juntos, eles concentram uma população de 11.805 pessoas de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


497 municípios gaúchos não registraram ocorrências de covid-19 (Foto:Reprodução/BmNews)


Entre as explicações destacadas pelas autoridades dessas cidades está, justamente, a população pequena associada com quase nula circulação. A ausência de eventos sociais que provoquem aglomerações é outra justificativa. Em Coqueiro Baixo, com a menor população dos quatro, 1.495 pessoas, a característica dos moradores se tornou uma aliada.

"Temos também. Isso nos favorece, evita circulação", diz a secretária municipal de Administração, Rosmeri Denicol.

Mudança de hábitos

Já Cerro Branco é a cidade mais populosa ainda sem casos de covid-19, com 4.706 pessoas. A Secretaria Municipal de Saúde destaca a maioria da população é rural, e com a época do plantio do fumo se concentra no trabalho em suas propriedades. Lá, o transporte urbano foi reduzido e uma escala de horários foi estabelecida por localidades.

Estrela Velha, com 3.650 pessoas, apostou também no estímulo ao uso de equipamentos de proteção individual.

"Fizemos uma cobrança do uso de máscaras, da higienização das mãos, incentivando a comunidade a se proteger. E a população ajudou bastante. Temos fiscais que circulam pela cidade e apostamos no atendimento online nas unidades de saúde para evitar aglomeração", disse a titular da Secretaria Municipal da Saúde, Alessandra Rossolen.

Em Pedras Altas, que tem 1.954 moradores, um visitante teve teste positivo para covid-19 e acabou não permanecendo no município. A realização de obras na região traz um ingrediente a mais na prevenção que vem exigindo atenção das autoridades de saúde.

"Estamos com três grandes obras em andamento aqui, com trabalhadores de fora. Além de seguirem todos os protocolos de distanciamento, a cada 15 dias fazemos testes em todos eles. Até agora, tudo seguindo bem", relata o secretário de Saúde, Celso Caetano.

 

(Foto destaque: Quatro municípios gaúchos seguem sem casos confirmados de coronavírus. Reprodução/G1)

Deixe um comentário