Saúde

Quarta dose para pessoas a partir de 40 anos será liberada na próxima segunda-feira, porém a vacinação segue em baixa

A decisão foi tomada após o Distrito Federal iniciar a aplicação da nova dose, os estados e municípios devem aplicar as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen seguindo a disponibilidade nas UBS's.

17 Jun 2022 - 13h41 | Atualizado em 17 Jun 2022 - 13h41
Quarta dose para pessoas a partir de 40 anos será liberada na próxima segunda-feira, porém a vacinação segue em baixa Lorena Bueri

Uma nota técnica do Ministério da Saúde está prevista para ser publicada na segunda-feira (20), que oficializa a amplicação da quarta dose para Covid-19 - conhecida também como a segunda dose de reforço -, em pessoas a partir de 40 anos.

Os estados e municípios devem aplicar as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen seguindo a disponibilidade nas UBS's. O intervalo entre as doses também mantém o padrão adotado de pelo menos quatro meses a partir da última dose. Vale lembrar que, os estados e seus municípios possuem autonomia em montar o próprio calandário vacinal contra a Covid-19. O Distrito Federal, Belém e Teresina já iniciaram a aplicação da 4ª dose.


Pessoas sendo vacinada (Foto: Reprodução/Freepik)


A decisão se baseia na recomendação dos integrantes do Comitê Técnico Assessor em Imunizações do Programa Nacional de Imunizações (CTAI PNI), que foi definida essa semana. Especialistas de saúde federal, estadual e municipal do setor privado formam o grupo.

Até o momento apenas pessoas a partir de 50 anos, profissionais de saúde e imunossuprimidos; estão liberados para a segunda dose  de reforço. Vale lembrar que, a vacinação contra o coronavírus vem avançando aos poucos em todas as faixas etárias, principalmente entre crianças de 5 a 11 anos, e na aplicação entre as pessoas autorizadas para receber a 4ª dose; as autoridades de saúde e o próprio Ministério de Saúde reforçam a importância em anvançar com a vacina no país.

Aumento no testes positivos para Covid-19 no Brasil

Com a baixa adesão na vacina contra o coronavírus, tanto na primeira dose quanto na de reforço, a taxa de positividade aumentou de 23% para 42% nas últimas semana (entre 14 de maio e 11 de junho), gerando um crescimento de 79%, o levantamento foi diculgado pelo Instituto Todos pela Saúde (ITpS), nesta quinta-feira (16).


Pessoa fazendo um teste para a Covid-19 (Foto: Reprodução/TV Bahia)


"Na semana epidemiológica 23 (5 a 11 de junho), a proporção de resultados positivos ultrapassou os valores de fevereiro. Outro dado que indica a seriedade do atual cenário é o crescimento constante do número de testes realizados, independentemente do resultado. Em um mês, a quantidade de testes feitos por semana subiu de 13.422 para 22.838, uma alta de 70%", aponta a análise do ITpS.

Durante o mesmo período, também foi registrado um aumento em resultados positivos para Influenza A, de 2% para 4%. Enquanto o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), teve uma queda de 17,3% para 8,4%.

 

Foto destaque: Pessoa tomando vacina. Reprodução/O GLOBO

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo