Beleza

Quanto tempo esperar entre um creme e outro no skincare

Se você é fã de skincare, provavelmente já se perguntou se é necessário esperar um tempo entre um produto e outro. Cada dermatologista tem a sua opinião, pois não há um estudo comprovado sobre isso.

3 min de leitura
16 Ago 2021 - 20h14 | Atulizado em 16 Ago 2021 - 20h14

Skincare faz parte da rotina diária da maioria das mulheres, seja pela manhã ou à noite. Tônicos, filtro solar, hidratante, creme anti-idade, sérum, não são poucos os cosméticos que podem fazer parte da rotina de cuidados com a pele do rosto. Entre uma aplicação de um creme e outro, há uma pergunta que sempre paira pela cabeça dessas mulheres: “Quanto tempo devo esperar entre um produto e outro para que eles funcionem de verdade?”


(Reprodução/Portal - Hashtag Mulher)


Isso é um tema controverso, pois há poucas pesquisas sobre o assunto e bem limitada. Não existe um número exato porque o tempo varia de acordo com o ativo, a fórmula, o veículo e a quantidade do produto. “Nenhum estudo provou que esperar um tempo específico faz com que os produtos sejam mais eficientes”, afirma a dermatologista Kristina Goldenberg.

Já a dermatologista Kim Nichols sugere que cada produto deve ser absorvido antes de partir para o próximo, pois esperar pode ajudar produtos mais específicos a penetrar melhor na pele. O ideal é sentir se sua pele absorveu tudo antes de aplicar outro por cima, o que geralmente leva de 30 a 60 segundos. “Algumas texturas podem ser danificadas, como esfarelar na pele, se você aplica outro produto logo em seguida.”, explica Nichols.

 

https://lorena.r7.com/post/Tonalidades-de-cabelo-castanho-para-voce-se-inspirar

https://lorena.r7.com/post/Clean-beauty-vem-crescendo-no-mercado-de-beleza

https://lorena.r7.com/post/Tres-receitas-com-leite-de-coco-para-os-seus-cabelos

 

Para mulheres que usam produtos para acne, principalmente os prescritos e os que contém ácido, é preciso esperar um tempo maior. Eles precisam estar totalmente absorvidos antes de aplicar cremes hidratantes ou séruns. Já o retinol possui absorção instantânea devido a sua composição química, e não é necessário tempo de espera. Caso você for usar um hidratante e um sérum juntos, o ideal é esperar 1 minuto de intervalo entre eles, assim a pele absorve completamente cada camada.

O protetor solar deve ser o último produto a ser aplicado na pele. É muito importante dar um tempo entre ele e os demais produtos. “Quando o protetor solar se mistura com outros produtos, ele pode se diluir e ser menos eficaz”, afirma a dermatologista Sejal Shan. Além disso, após a aplicação do filtro solar, é necessário que você espere alguns minutos antes de começar a se maquiar, para garantir que o produto seja completamente absolvido. 

A ordem certa é a chave do sucesso. A ordem de aplicação dos produtos na pele é tão importante quanto o tempo de espera entre um produto e outro. Comece pela limpeza e a tonificação da pele, depois aplique loções, séruns, cremes e máscaras. A aplicação deve ser feita sempre do mais líquido para o mais consistente. E finalize com o protetor solar. “Sempre começamos da menor molécula para a maior. Ou seja, comece com o produto mais leve e finalize com o grossinho.”, explica a dermatologista Dendy Engelman.

E para quem não tem tempo de esperar o intervalo entre cada produto, os cosméticos multifuncionais oferecem mais praticidade e agilidade. 

 

 

 

 (Foto destaque: Quanto tempo esperar entre um creme e outro no skincare.Reprodução/Portal Gazeta de Votorantim) 

Deixe um comentário