Tech

Qual a importância da inteligência artificial compor músicas

Novas ferramentas de inteligência artificial tem capacidade de compor canções apenas com palavras-chave sugerindo temas. Recurso pode ser usado na musicoterapia.

19 Fev 2023 - 17h23 | Atualizado em 19 Fev 2023 - 17h23
Qual a importância da inteligência artificial compor músicas Lorena Bueri

Não é só o chat GPT que chegou para revolucionar o mundo tecnológico. A última descoberta com a inteligência artificial foi a capacidade de compor canções.

A empresa criadora do chat GPT, Open IA, solicitou uma pesquisa a UC Berkeley para descobrir se humanos conseguem diferenciar música composta pela IA de músicas compostas por humanos. O resultado, não sabemos diferenciar o compositor.

Outra pesquisa, realizada pela Universidade de Amsterdã, usou violinos do Youtube para compor canções. O Google descreveu sua nova ferramenta, o MusicLM, lançado em janeiro como “Um modelo que gera música de alta fidelidade a partir de descrições de texto”.

Porém existem questões éticas a serem analisadas. A professora Dora Kaufman lembra, “Tem vários artistas já entrando com processos, reclamando, protestando... Porque essa tecnologia cria imagens, cria vídeos, cria textos com base em dados que já existiam”.

A principal intenção de uso para as músicas criadas por inteligência artificial é para eventos e peças publicitárias. No futuro essas músicas também podem ser usadas para musicoterapia.


Inteligência Artificial (Reprodução/ Pixabay)


É claro que essa utilização não significa que não devemos tomar alguns cuidados. “Tem questões. Então, o que que é a propriedade intelectual? A autenticidade? O que que é a criatividade? Tudo isso está mexendo com a gente. Então, por isso que vem o lado que assusta. Onde é que nós vamos ficar?”, acrescenta Dora Kaufman.

No último domingo de janeiro, o programa Fantástico pediu que os cantores Sorocaba (da dupla com Fernando) e Péricles experimentassem a ferramenta de composição do chat GPT. As opiniões divergiram, Sorocaba gostou e ficou empolgado; já Péricles disse preferir composições humanas.

“Sem música, a vida seria um acidente”, disse Nietzsche. A verdade é que as falhas e emoções humanas são fundamentais para uma canção realmente tocante e a inteligência artificial nunca vai reproduzir isso perfeitamente.

Foto Destaque: Toca-discos e notebook. Reprodução/ Pixabay

VEJA TAMBÉM

Hamas mantém posição firme nas negociações de reféns com Israel Lorena Bueri

Hamas mantém posição firme nas negociações de reféns com Israel

Hamas rejeita diálogo sobre reféns até cessar-fogo em Gaza; 17 mulheres e crianças mantidas por Israel permanecem no centro do impasse
Atlético-MG vence jogo, impedindo título antecipado de Palmeiras neste domingo Lorena Bueri

Atlético-MG vence jogo, impedindo título antecipado de Palmeiras neste domingo

Palmeiras dependia desse e mais resultados para seu título antecipado; agora, tentará conquistar o título do Brasileirão na última rodada, quarta-feira
Kamala Harris reforça compromisso dos EUA: Nenhuma realocação forçada em gaza e apoio a objetivos de Israel Lorena Bueri

Kamala Harris reforça compromisso dos EUA: Nenhuma realocação forçada em gaza e apoio a objetivos de Israel

Kamala Harris assegura que os EUA não aceitarão realocação forçada de palestinos em Gaza, destacando apoio a objetivos militares de Israel e preocupação com o sofrimento civil.
Rayssa Leal conquista o bicampeonato da SLS com maior nota da carreira Lorena Bueri

Rayssa Leal conquista o bicampeonato da SLS com maior nota da carreira

A brasileira levantou o ginásio do Ibirapuera, com uma nota 9 em uma das voltas e foi campeã da Liga Mundial de Skate Street, para alegria dos fãs em São Paulo
Em descoberta rara, dente de megalodonte é encontrado em praia da Flórida Lorena Bueri

Em descoberta rara, dente de megalodonte é encontrado em praia da Flórida

A aposentada Beth Orticelli encontra um dente de megalodonte, um tubarão pré-histórico, durante um passeio na praia de Venice, na Flórida, uma descoberta considerada uma ‘anomalia’ pelo Museu da Flórida.
Primavera Sound: Marisa Monte homenageia Rita Lee ao lado de viúvo Roberto de Carvalho Lorena Bueri

Primavera Sound: Marisa Monte homenageia Rita Lee ao lado de viúvo Roberto de Carvalho

Marisa subiu ao palco da Primavera Sound cantando clássicos de seu repertório e homenageou a cantora Rita Lee com singles que marcaram gerações e trazendo nostalgia
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo