Saúde

Psiquiatra da Harvard afirma que não nascemos para viver sozinhos

A partir de anos de estudos e pesquisas da Universidade Harvard, o psicólogo Robert Waldinger, líder do Harvard Study of Adult Development, afirma que as interações interpessoais fazem bem à saúde

16 Mai 2022 - 11h13 | Atualizado em 16 Mai 2022 - 11h13
Psiquiatra da Harvard afirma que não nascemos para viver sozinhos Lorena Bueri

A Escola de Medicina da Universidade Harvard, por mais de 80 anos, conta com pesquisadores que estudam o desenvolvimento da vida humana — usufruindo de informações baseadas em diversos casos estudados, exames médicos, entrevistas, rastreamento genético e observação. A partir desses anos de estudos, uma das grandes conclusões foi: quem é feliz vive mais.

De acordo com o psicólogo Robert Waldinger, líder do Harvard Study of Adult Development (Estudo de Harvard sobre Desenvolvimento de Adultos), não há uma fórmula mágica para alcançar a felicidade. Para ele, um ponto importante para esse processo é a construção de relações interpessoais. 

A pesquisa mostrou que pessoas que estão mais conectadas com outras, não só são mais felizes, como também são mais saudáveis (além de viverem mais). Para atingir essa conexão, a pessoa deve dedicar um tempo a mais para estabelecer relações mais sólidas com pessoas que irão apoiá-la. 


Robert Waldinger (Foto: Reprodução/O Globo)


Durante a entrevista, questionaram Robert sobre a interferência da solidão na saúde humana. O psicólogo respondeu: "A solidão é uma fonte de estresse. Não fomos feitos para viver sozinhos. Quando estamos sozinhos, os níveis de estresse do corpo aumentam e isso nos leva a um estado de resposta de luta ou fuga, que acontece quando você está com medo de algo, sua frequência cardíaca e pressão arterial aumentam e você se prepara para enfrentar um desafio. Mas a solidão é um desafio que não tem fim. Assim seu corpo permanece nesse estado com níveis mais altos de hormônios do estresse, inflamação crônica, e isso contribui para destruir o corpo e a saúde"

O psicólogo também foi questionado se há alguma fórmula mágica para a felicidade. Ele pontua que nenhuma vida é feliz por 24 horas e por sete dias da semana; porém, existem "atalhos" que podem fazer a pessoa se sentir bem na maior parte do tempo. Entre esses "atalhos", ele destaca o cuidado com a saúde, alimentação saudável, prática de exercícios, cuidar do corpo e manter conexões com outras pessoas — o psicólogo faz um alerta para não abusar de drogas e álcool, e diz que é preciso ter "senso de propósito"

 

Foto Destaque: Solidão afeta negativamente a saúde do indivíduo. Reprodução/CicloVivo.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo