Beleza

Protetor solar: Vitamina C potencializa o filtro?

O uso diário do protetor solar é muito importante para quem quer manter a pele saudável e jovem. O seu uso combinado com a vitamina C, pode potencializar seu efeito, já que a vitamina C é um poderoso antioxidante.

3 min de leitura
28 Fev 2022 - 16h24 | Atualizado em 28 Fev 2022 - 16h24

A melhor forma de proteger a pele, é com o uso diário do protetor solar, pois ele é muito importante para combater o envelhecimento precoce, manchas e também para a proteção contra os efeitos dos raios solares. E quando usado com outros ativos, como, por exemplo, a vitamina C, pode ter sua proteção e eficácia potencializada.

O que é a vitamina C?

É um nutriente que apesar de ser essencial para o nosso organismo, não é produzido por ele. Quando o assunto é o tratamento da pele, o uso tópico da vitamina C pode trazer muitos efeitos benéficos, entre eles está a produção de colágeno, ação antioxidante, que auxilia no combate aos efeitos nocivos da exposição solar e poluição, que induzem à presença de radicais livres (moléculas liberadas pelo corpo que podem causar doenças degenerativas de envelhecimento).


Além de produtos para beleza como os séruns. Frutas e outros alimentos também são uma ótima fonte de vitamina C. (Foto: Reprodução/PhotomixCompany/Pexels)


Vitamina C potencializa o protetor solar?

O protetor solar, não consegue proteger a pele 100% da radiação solar. Em entrevista para a revista Glamour, uma especialista em dermatologia, explica essa porcentagem. “Essa porcentagem estimula a liberação de radicais livres que vão oxidar os tecidos, estimular a pigmentação que causa manchas e, a longo prazo, acelerar o envelhecimento celular”.

Ela também conta como a vitamina C ajuda a fortalecer o efeito do protetor solar. "Pelo alto potencial antioxidante, já ajuda a combater esses radicais livres apesar de o protetor solar estar ali. Então, em sinergia, os dois bloqueiam os processos que deterioram as células. Na minha opinião, o melhor horário para se usar a vitamina C ou qualquer outro antioxidante é pela manhã", afirma.

Como exatamente uma ajuda o outro?

A radiação ultravioleta pode penetrar vários milímetros na pele, e quando essa radiação penetra o núcleo das células elas alteram o material genético, e a longo prazo a pessoa pode desenvolver câncer de pele. Com o auxílio da vitamina C, é possível combater os danos ao material genético, e das fibras de colágeno e elastina. Portanto, a vitamina C age nas camadas mais profundas da pele e o filtro solar nas camadas mais superiores impedindo a penetração de radiação ultravioleta.

Foto destaque: O uso diário do protetor solar é muito importante para combater o envelhecimento e doeças como o câncer de pele. Reprodução/Anna Tarazevich/Pexels

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo