Moda

Projeto Ponto Firme une inclusão e sustentabilidade na SPFW

Trabalho com egressos do sistema carcerário participa pela quarta vez da SPFW proporcionando amadurecimento dos profissionais vindos do projeto social Ponto Firme.

02 Jun 2022 - 19h54 | Atualizado em 02 Jun 2022 - 19h54
Projeto Ponto Firme une inclusão e sustentabilidade na SPFW Lorena Bueri

Já é a quarta vez que o Ponto Firme participa do evento de moda São Paulo Fashion Week. Iniciado em 2015 como um projeto social, a marca conseguiu se fortalecer e criar identidade e raízes através do objetivo de qualificar pessoas dentro das penitenciárias a partir da técnica de crochê.


Desfile Ponto Firme SPFW N51 (Vídeo: Reprodução/Instagram)


É com o calendário do mundo da moda que os meninos que participam do projeto vão se guiando e motivando, é emocionante”, afirma Gustavo Silvestre, responsável pela criação do Ponto Firme. Ele conta como a São Paulo Fashion Week é importante e gera impacto na vida dos participantes que têm suas autoestimas resgatadas ao serem chamados de artistas. 


Ponto Firme (Foto: Reprodução/Instagram)


A nova coleção da Ponto Firme surgiu de um participante regresso. Anderson Figueiredo é um dos artesãos mais ativos dentro do grupo e após cumprir a pena entrou em contato com Gustavo para continuar no projeto. Foi a partir dele que surgiu o grupo de egressos dentro do Ponto Firme durante a pausa dos projetos sociais dentro das penitenciárias devido a pandemia da Covid-19. Gustavo conta que Anderson foi atrás dele com máscaras de produção artesanal muito bem elaboradas. “Não acreditei quando vi, você pode usar elas ou deixar como decoração”, conta Gustavo. A partir dessas máscaras surgiu a ideia da nova coleção e de como apresentá-la. Filmada no Teatro Sérgio Cardoso, a apresentação conseguiu dar o toque dramático que as peças, criadas de materiais reutilizados, mereciam. 

A coleção se tornou símbolo ao se tratar da mudança que a moda pode realizar na vida de alguém e de como a moda vem mudando seu discurso para uma esfera social e ambiental. 

O upcycling – reaproveito de objetos de maneira criativa – dentro da moda acontece de diversas formas, principalmente com a técnica do crochê, proporcionando novas texturas, formas e adicionando outros valores às roupas.

 

Foto Destaque:  Desfile Ponto Firme SPFW N51 Reprodução/Allison Sales

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo