Bem Estar

Problemas renais: sintomas e tratamentos

Saiba mais sobre os problemas renais, doença que pode surgir silenciosamente e afetar qualquer pessoa. E que, inclusive, pode ser a possível causa da morte da cantora Paulinha Abelha, vocalista da banda Calcinha Preta.

25 Fev 2022 - 09h25 | Atualizado em 25 Fev 2022 - 09h25
Problemas renais: sintomas e tratamentos Lorena Bueri

Problemas renais são basicamente a perda progressiva da função que os rins fazem - filtrar resíduos, sais e o líquido do sangue - e que pode afetar qualquer pessoa, independente de sua idade ou saúde. Isso, de certa forma, é demonstrado nos jovens que não portam nenhuma doença e, ainda assim, também são vítimas desse problema. A questão que dificulta a maioria dos casos é que, essa condição, pode aparecer de forma silenciosa - assintomática - e somente se manifestar em um nível já avançado, dificultando o diagnóstico precoce. 

"A maioria dos problemas renais são, no início, silenciosos. Podemos tratar a insuficiência renal com medicamentos e controle da dieta. [...] Nos casos graves, apenas a realização de diálise ou transplante renal", explica o nefrologista, Dr.Carlos Machado, ao abordar sobre as dificuldades e tratamento da doença em entrevista ao site Terra. Em uma situação de agravamento, como citado anteriormente, o principal tratamento imediato é o procedimento de hemodiálise.

No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), cerca de 10 milhões de pessoas - uma em cada dez brasileiros - são afetadas por algum tipo de transtorno renal. Dentro dessa estimativa, em média, 90 a 100 mil pacientes precisam fazer a diálise - procedimento que remove as substâncias tóxicas que ficam presas quando os rins param de funcionar - filtrar os resíduos - regularmente.


Dor na lombar. (Foto: Reprodução/Catraca/Pinterest)


Principais sintomas
Pressão alta;
Inchaço nas pernas e ao redor dos olhos;
Fadiga;
Mudança na cor da urina;
Dificuldade em urinar;
Queimação ou dor ao urinar;
Náuseas e vômitos;
Deficiência de vitamina D;
Dor na lombar.

Tratamento e prevenção
Ao surgir esses sintomas é preciso buscar ajuda médica imediatamente. É essencial realizar exames para descobrir a possibilidade de problemas renais. Segundo o Dr. Carlos Machado, caso a doença não seja crônica, é possível reverter a condição quando diagnosticada precocemente. Posto isso, confira as principais maneiras de prevenir e qual o tratamento para a disfunção renal:

Controlar a glicemia no sangue;
Fazer atividade física;
Ter o peso saudável;
Montar uma alimentação equilibrada;
Beber bastante água;
Evitar o tabagismo;
Evitar o exagero em bebidas alcoólicas;
Moderar no uso de anti-inflamatórios.

 

Foto Destaque: Problema Renal. Reprodução/Drauzio Varella/Pinterest

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo