Money

Private equity e venture capital: descubra a diferença entre as formas de investimento

No mercado financeiro com tantos termos complicados e confusos, venture capital e private equity sempre acabam por confudir a cabeça dos empreendedores.

3 min de leitura
22 Ago 2022 - 20h22 | Atualizado em 22 Ago 2022 - 20h22

O mercado financeiro carrega muitos termos complicados para serem compreendidos, até mesmo por investidores que estão há um bom tempo no ramo. Isso pode fazer com que os empreendedores fiquem muito confusos sobre como e onde estão deixando seu dinheiro, e se estão realmente se aproximando do real objetivo.

Dois termos que levam sentidos bem ambíguos são chamados por "venture capital" e "private equity". Por exemplo: quando alguns empreendedores vão levantar capital para impulsionar o crescimento da empresa, geralmente optam pelo "venture capital". Já o private geralmente é deixado de lado pelos investidores nesse primeiro momento. Mas será que todos sabem a verdadeira diferença entre os termos que servem para arrecadar fundos para startups?


Qual opção é melhor para uma startup? (Foto: Reprodução/ Twitter)


Começando pelo menos popular entre os empreendedores: o "private equity". Como o próprio termo refere-se, ele é uma forma de investimento privado. Ao contrário do investimento através da bolsa de valores por exemplo, esse tipo de aporte é feito de forma fechada, ou seja, em empresas que não possuem capital aberto.

Esse é um tipo de aplicação feita normalmente por instituições, empresas, fundos de investimentos ou até investidores individuais. Com o investimento, a companhia recebe o dinheiro do capital privado para financiar as operações. As principais empresas nesse ramo são a Bain Capital, KKR, Goldman Sachs, entre outras.


Venture capital e private equity: veja as diferenças. (Foto: Reprodução/ Twitter)


Do outro lado, temos o "venture capital", que é mais focado para as empresas emergentes ou que estão inciando, ao contrário do private, que procura empresas mais estabelecidas. Essas startups têm mais potencial para crescimento, porém ainda estão começando. Tal operação é considerada até um investimento de risco, pois a empresa não tem um histórico de mercado formado até então.

Geralmente, os investidores de risco reúnem outros investidores externos, além dos seus próprios recursos,  para formarem uma parceria limitada. Os investidores ficarão mais envolvidos no crescimento e da gestão da empresa, através de reuniões do conselho, supervisões e conexões. Entre as principais empresas no mercado de "venture capital", temos a Accel, New Enterprise Associates, Index Ventures, entre outras.

 

Foto destaque: Diferença entre "venture capital" e private equity". Reprodução/ Twitter

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo