Notícias

Primo de Ustra é um dos militares dispensados pelo Governo Lula

A Secretaria-Geral da Presidência exonera 40 militares de atividades no Palácio da Alvorada. O fato acontece após o Presidente demonstrar desconfiança com as Forças Armadas.

17 Jan 2023 - 15h17 | Atualizado em 17 Jan 2023 - 15h17
Primo de Ustra é um dos militares dispensados pelo Governo Lula Lorena Bueri

A Secretaria-Geral da Presidência publicou, nesta terça-feira (17), a dispensa de 40 militares que atuavam na coordenação de administração do Palácio da Alvorada. Entre os afastados, estava o tenente-coronel Marcelo Ustra da Silva Soares, familiar do torturador Brilhante Ustra.

A decisão, divulgada no “Diário Oficial da União”, ocorre após o presidente Luis Inácio Lula da Silva apontar desconfiança quanto às circunstâncias que permitiram a invasão das sedes dos três poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro.

É importante dizer que teve muita gente conivente, gente da Polícia Militar conivente, gente das Forças Armadas, aqui dentro, conivente”, declarou Lula durante o café da manhã com jornalistas. “Estou convencido de que as portas do Palácio do Planalto foram abertas para que as pessoas entrassem”.

Participam ainda da lista de militares exonerados pela Secretaria-Geral um cabo da Aeronáutica que atuava em Granja do Torto, um tenente da Coordenação-Geral de Administração das Residências Oficiais e um tenente-coronel da PM do Distrito Federal que era coordenador da Coordenação de Apoio Geral da Diretoria de Apoio às Residências Oficiais. Apesar de afastados, esses militares continuam nas Forças Armadas, exercendo outras funções.

Até o momento, Lula ainda não se mudou para o Palácio da Alvorada, residência oficial do chefe do Executivo. A moradia presidencial está em processo de reforma e revitalização, após o estado de conservação do edifício ter sido deteriorado no governo Bolsonaro (PL).


A Secretaria-Geral da Presidência não informou o motivo dos afastamentos (Foto: Reprodução/Gov.br)


Ustra

O tenente-coronel Marcelo Ustra da Silva Soares, assessor técnico militar na Coordenação-Geral de Operações de Segurança Presidencial, também foi exonerado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) nesta terça-feira. 

Marcelo é primo do coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra, um conhecido torturador do período militar brasileiro e um dos comandantes do Destacamento de Operações de Informação do Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), órgão de repressão da ditadura. De acordo com o relatório realizado pela Comissão Nacional da Verdade, o centro foi responsável por pelo menos 45 mortes e desaparecimentos forçados.

 

Foto Destaque: Reprodução/Gov.br

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo