Notícias

Primavera tem início nesta quinta-feira com fortes chuvas em algumas regiões

Estação começa oficialmente às 22h04 e se encerra no dia 21 de dezembro. Previsões de maiores chuvas são para as regiões Sul e Sudeste do país, regiões receberam alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia.

22 Set 2022 - 20h20 | Atualizado em 22 Set 2022 - 20h20
Primavera tem início nesta quinta-feira com fortes chuvas em algumas regiões Lorena Bueri

A primavera começa nesta quinta-feira (22), mais precisamente às 22h04 (horário de Brasília) para grande parte do país, exceto parte do Amazonas, Pará e quase todo o estado de Roraima e do Amapá, regiões que ficam no Hemisfério Norte.

O início da estação é chamado de equinócio de primavera, onde dia e noite tem praticamente o mesmo período de duração: 12 horas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação terminará no dia 21 de dezembro, às 18h48.

O Inmet emitiu um alerta laranja para certos trechos das regiões Sul e Sudeste do país, este alerta é válido para as últimas horas que antecedem a chegada da estação. O Instituto utiliza três cores para os alertas meteorológicos: Amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo).


Partes do Sul e do Sudeste receberam o alerta laranja do Inmet para o início da primavera. (Foto: Reprodução/Inmet)


Esse alerta foi feito devido a uma massa de ar polar na região que é considerada intensa para esta época do ano. Há também a previsão de um ciclone extratropical pela costa que afetam o clima no país. Chuvas e ventos de até 100km/h são esperados nessa região de alerta laranja.

Para a primeira semana de primavera no país, os maiores acumulados de chuva estão previstos para as regiões Norte, Sul e Sudeste do Brasil, de acordo com o Inmet. Até o dia 26 de setembro, são previstas fortes chuvas em toda a região Sul, no extremo oeste do Amazonas e do Acre e também no sudoeste do Pará. No sudeste de Minas Gerais os acumulados de chuva podem chegar a 80 mm.

Confira abaixo as previsões para cada região do país segundo o Inmet

Sul

Na região sul as temperaturas devem ficar próximas e um pouco abaixo da média para a região.

Até a próxima semana, em áreas de instabilidade deverão ocorrer acumulados de chuvas que podem ultrapassar os 60 mm. Parte do Rio Grande do Sul deve receber pouca chuva.

Sudeste

Chuvas devem ficar acima da média nos meses da estação. No sul de São Paulo as chuvas devem ocorrer abaixo da média. As temperaturas devem seguir próximas e abaixo da média da região.

O tempo deve ficar instável no Sudeste até a próxima segunda-feira (26), devido à passagem de uma frente fria.

Centro-Oeste

Tendência de chuvas acima da média histórica na região nos próximos meses, exceção para parte do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso.

Já as temperaturas deverão ficar acima da média durante a primavera.

Nordeste

Previsão de chuvas acima da média para toda a região por conta de águas mais aquecidas próximo à costa.

As temperaturas devem permanecer próximas e acima da média para os próximos meses.

Norte

É previsto chuvas acima da média para o Norte nos meses de outubro até dezembro, por conta das águas mais aquecidas da costa, o Amapá pode receber essas chuvas com mais intensidade. Até a próxima semana, chuvas fortes podem chegar aos estados do Acre, Amazonas e em parte do Pará.

As temperaturas devem ficar próximas e acima da média na região.

Foto destaque: Paisagem de flores. Foto: Reprodução/Jill Wellington/Pixabay.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo