Notícias

Presidente da Petrobras tem expectativa de renunciar ao cargo hoje

José Mauro Coelho, atual presidente da Petrobras, pode renunciar ao cargo ainda hoje, segundo expectativas do conselho de administração. Coelho se recusava a tal até pressão aumentar com o reajuste do diesel e gasolina

3 min de leitura
20 Jun 2022 - 10h03 | Atualizado em 20 Jun 2022 - 10h03

José Mauro Coelho, atual presidente da Petrobras, pode renunciar ao cargo hoje, segundo expectativas do conselho de administração, que passou o fim de semana conversando com Coelho. O presidente foi nomeado no dia 14 de abril e demitido dia 23 de maio.  

Com o novo indicado ao cargo, Caio Paes de Andrade, o governo começou a pressionar, há duas semanas, o atual presidente, para que ele renunciasse ao cargo logo. Até então, Coelho se recusava a perder a presidência. 

Nessa sexta-feira (17), foi anunciado o reajuste nos valores do diesel e da gasolina, com isso, a pressão aumentou. Arthur Lira, apoiado pelo Bolsonaro, iniciou ameaças com uma CPI que seria aberta, para o aumento da taxação de livros da empresa e analisar as contas de conselheiros e diretores estatais. Em ofensiva contra a Petrobras, o deputado  Lira aumentou o tom e criticou o presidente da empresa, o chamando de “ilegítimo”, entretanto, por mais que não conste, o mesmo foi indicado a comandar pelo próprio presidente Bolsonaro.  


Arthur Lira e presidente Bolsonaro. (Foto: Reprodução/Paducampos)


Caso Coelho renuncie o cargo a partir de hoje, haverá algumas consequências e dentre elas, o processo de criação da CPI de Lira será interrompido. A pressão para que ocorra foi unânime, já que não veio apenas externamente, os colegas de trabalho de José Mauro também o pressionaram para que o ato se concretize e ele seja substituído pelo outro indicado, Caio de Andrade, auxiliar do ministro Paulo Guedes, que também foi indicado por Bolsonaro. 

A pesquisa se tornou ainda mais desfavorável para Coelho com o reajuste, já que a diretoria do mesmo aprovou o ato. Tanto Lira quando Bolsonaro temem o impacto dos preços e como isso afetará socialmente.  

Paes de Andrade, o substituto, tem formação em comunicação social pela Universidade de São Paulo, pós graduado em administração e gestão pela Universidade de Harvard e mestre em administração de empresas pela Universidade de Duke. É fundador e conselheiro do instituto Fazer e Acontecer, que com base no esporte, transforma a socialmente as crianças e adolescentes do semiárido baiano.  

 

Foto Destaque: José Mauro Coelho. Reprodução/O Globo.

  

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo