Notícias

Presidente Turco é reeleito pela 3ª vez seguida em eleição marcada por denúncias

Recep Tayyip Erdogan foi reeleito em segundo turno nas eleições ocorridas no último fim de semana na Turquia, o mandatário vai para o seu terceiro mandato como presidente e está a 20 anos no poder pois foi anteriormente primeiro-ministro turco.

29 Mai 2023 - 09h18 | Atualizado em 29 Mai 2023 - 09h18
Presidente Turco é reeleito pela 3ª vez seguida em eleição marcada por denúncias Lorena Bueri

A Turquia teve no último domingo (28) o segundo turno das eleições presidenciais e o povo através de votação apertada decidiu manter para um terceiro mandato consecutivo, Recep Tayyip Erdogan. Agora, juntando os anos no qual Erdogan foi primeiro-ministro, já são 20 anos de poder ao mandatário.

Com 99,9% das urnas apuradas, Erdogan chegou a 52,15% do total de votos, enquanto seu adversário, o candidato de oposição que pertence ao Partido Republicano do Povo, Kemal Kilicdaroglu ficou com 47,85% dos votos válidos. A apuração seguiu apertada até a contagem dos votos chegar a 98%, onde Erdogan foi declarado como vencedor do pleito.

As eleições foram marcadas, desde o primeiro turno, por denúncias da oposição de que Erdogan comprou votos e pelo erro nas pesquisas de intenção de voto, na qual mostravam que o atual presidente teria bem menos votos do que realmente teve.

Durante o processo eleitoral, Erdogan foi acusado de mandar investigar opositores, como o caso do governador de Istambul que era bastante popular e era candidato ao pleito desse ano e foi impossibilitado por conta de uma decisão judicial de concorrer.


Erdogan discursa durante a campanha eleitoral da Turquia (Foto: Reprodução/Twitter)


Quem é Erdogan?

Recep Tayyip Erdogan tem 69 anos e está há 20 anos no poder, contando com o tempo em que foi primeiro-ministro. É muçulmano, pai de quatro filhos e defende os valores da família tradicional.

Ele é visto como conservador nacionalista que não é alinhado aos Estados Unidos e nem ao Ocidente. É visto por parte do Ocidente como um chefe autoritário, pois no ano de 2017 ele suprimiu o cargo de primeiro-ministro, dando total poderes a ele, que já a época era o presidente.

A visão política de Erdogan é voltada pró-Rússia e ao Ocidente, onde mantém um alinhamento maior.

Posição Geopolítica do governo Endorgan:

A Turquia pertence a OTAN como membro permanente, e mesmo assim o país tem adotado uma postura neutra na questão da guerra Rússia-Ucrânia, contrariando os outros países da organização que apoiam a Ucrânia.

Por ser membro permanente do conselho da OTAN, a Turquia tem o direito de negar ou aceitar a entrada de novos países na organização. Recentemente a Turquia vetou a entrada da Suécia na OTAN, por divergências políticas e aceitou a entrada da Finlândia.

Agora, o mandatário ficará até 2028 no poder do país que governa como presidente desde 2014. Na Turquia, o mandato presidencial é de 5 anos.

Foto destaque: Recep Tayyip Erdogan é eleito presidente da Turquia. Reprodução/Twitter.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo