Notícias

Presidente Lula cancela sua viagem à China neste domingo

Informação foi confirmada via nota pela Secretaria de Comunicação da Presidência. Presidente foi diagnosticado com broncopneumonia nesta quinta-feira (23).

25 Mar 2023 - 14h56 | Atualizado em 25 Mar 2023 - 14h56
Presidente Lula cancela sua viagem à China neste domingo Lorena Bueri

A informação foi dada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República, neste sábado (25). A Secom afirmou por nota que a viagem do presidente Lula à China será remarcada para uma nova data. Segundo comunicado da Secom, Lula passou novamente por uma avaliação médica neste sábado (25), e foi recomendado o adiamento da viagem até que a infecção se encerre.

Lula foi diagnosticado com broncopneumonia bacteriana após cumprir viagens pelo país e uma série de compromissos oficiais. O presidente viajou para Pernambuco, Rio de Janeiro e Paraíba nos últimos dias. Lula foi alertado por seus assessores de que o ritmo estava muito intenso. Na sexta-feira (24), o médico do presidente, Roberto Kalil, esteve no Palácio da Alvorada. Na ocasião, Kalil recomendou que Lula descansasse e não fizesse esforços, o que não foi cumprido pelo presidente.



O cancelamento da viagem foi comunicado às autoridades do país asiático e foi solicitado pelo governo brasileiro uma nova data para a remarcação da ida da comitiva presidencial à China. “O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sirio-Libanês - unidade Brasília, em 23/3/2023 com sintomas gripais. Após avaliação clínica, foi feito diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A, sendo iniciado tratamento. Após reavaliação no dia de hoje e, apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral", diz a nota da Secretaria da Presidência.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou que não irá à China sem a presença do presidente Luiz Inácio. O Ministério da Fazenda avaliará a possibilidade de enviar algum representante para manter agendas de interesse do país com os chineses ou se remarcará os compromissos para quando Lula, de fato, viajar: "Em função do cancelamento da missão presidencial à China, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também não fará a viagem neste momento", afirmou o Ministério da Fazenda em nota.

A viagem chegou a ser confirmada pela assessoria de Lula, que informou que a comitiva presidencial viajaria, mas que o presidente Lula precisaria passar o dia sem compromissos oficiais, para repousar. Ontem (24), o presidente contrariou recomendações médicas e frequentou duas longas reuniões, com o presidente da Câmara, Arthur Lira, e com ministros e parlamentares. A expectativa era que o embarque para a China fosse no domingo. O presidente iria se encontrar com o presidente chinês, Xi Jinping, na terça-feira (28).

Foto destaque: (Foto/Reprodução: Instagram)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo