Esportes

Prêmio Fifa The Best irá coroar o melhor jogador e a melhor jogadora do mundo

O prêmio será entregue para o melhor jogador e jogadora de futebol masculino e feminino. Também será entregue o prêmio para o melhor técnico e para o gol mais bonito do ano.

27 Fev 2023 - 10h50 | Atualizado em 27 Fev 2023 - 10h50
Prêmio Fifa The Best irá coroar o melhor jogador e a melhor jogadora do mundo Lorena Bueri

Nesta segunda-feira (27), acontecerá a edição do “The Best”, às 17 horas, horário de Brasília, onde a FIFA irá entregar os prêmios de melhor jogador e melhor jogadora do mundo. Além disso, também será entregue os prêmios de melhor goleiro e goleira do mundo, o melhor técnico do futebol masculino e feminino e o prêmio Puskas, dado ao gol mais bonito da temporada. 

Nesta edição, na principal premiação da noite estão concorrendo ao melhor do mundo, os jogadores franceses Benzema, do Real Madrid e Mbappé, do PSG, além do argentino Lionel Messi também do PSG no futebol masculino. No feminino, as três finalistas disputando o prêmio são a inglesa Beth Mead, a americana Alex Morgan e a espanhola Alexia Putellas. Vale destacar que a Alexia Putellas é a atual vencedora do prêmio de melhor jogadora do mundo, tendo ganho o prêmio em 2022. 


Alexia Putellas, atual melhor do mundo pelo The Best da FIFA (Reprodução/Instagram Alexia Putellas)


Diferente dos outros anos, na qual o prêmio The Best era entregue com base na temporada anterior (ou seja, o prêmio que foi entregue em 2022, fazia referência a segunda metade da temporada de 2020 e a primeira metade de 2021), a edição desse ano foi mais expandida, o prêmio irá contabilizar o que os jogadores fizeram na segunda metade de 2021, a primeira metade de 2022, e a segunda metade de 2022, momento que teve a Copa do Rússia. Tudo o que aconteceu de agosto de 2021, até dezembro de 2022 será considerado. 

Nesta edição, o Brasil participa apenas em uma categoria, com o atacante Richarlison, do Tottenham. O jogador está disputando o prêmio Puskas, de gol mais bonito, graças ao golaço que marcou em cima da seleção da Sérvia no primeiro jogo da Copa do Mundo. Esse gol, inclusive, foi votado como o gol mais bonito de toda a Copa. 


Vôleio no gol do Richarlison que está concorrendo ao prêmio de mais bonito da temporada (Reprodução/Instagram Richarlison)


FIFA THE BEST X BOLA DE OURO 

Há algumas diferenças entre os dois prêmios, que já foram unificados na década passada (2010-2016). O prêmio FIFA The Best é entregue pela maior entidade de futebol do mundo, desde 1991 para o futebol masculino, e desde 2001 para o futebol feminino. Nessa premiação, um conselho técnico define 10 finalistas para os prêmios. Jornalistas, capitães, técnicos de seleções nacionais e o público votam nos atletas, cada um tendo 25% do peso dos votos. 

Já a bola de ouro, entregue pela revista France Football, desde 1956, faz uma lista de 30 jogadores, e as submete a centenas de jornalistas de diferentes países. Cada jornalista escolhe seu top-5 jogadores, que somam pontos diferentes para cada posição que ocupam no rank. Quem terminar com mais pontos somados, recebe o prêmio de melhor jogador do mundo.  

Até 1994, a France Football só entregava prêmios para jogadores europeus, e até 2006, apenas para jogadores que atuassem no futebol do velho continente. A partir desse período, qualquer jogador poderia receber o prêmio.  

Desde a criação do prêmio da FIFA, oito vezes os dois prêmios não coincidiram, e tivemos dois atletas coroados como melhores do mundo. 

1991 - Lothar Matthäus venceu pela FIFA e Papin venceu a Bola de Ouro. 

1994 - Romário pela FIFA e Stoichkov venceu a Bola de Ouro 

1996 – Ronaldo na FIFA e Mathias Sammer a Bola de Ouro 

2000 – Zidane na FIFA e Luís Figo a Bola de Ouro 

2001 - Luís Figo na FIFA e Michael Owen a Bola de Ouro 

2003 – Zidane na FIFA e Nedved a Bola de Ouro 

2004 – Ronaldinho Gaúcho na FIFA e Shevchenko a Bola de Ouro 

2021 – Lewandowski pela FIFA e Messi venceu a Bola de Ouro 

Foto Destaque: Prêmio The Best entregue pela FIFA. Reprodução/Instagram FIFA.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo