Novas medidas de flexibilizações estão começando a ser tomadas em algumas cidades do Brasil, após baixos registros de casos de Covid-19, segundo dados do Ministério da Saúde. A prefeitura do Rio de Janeiro publicou na manhã desta quarta-feira (17), um decreto informando que deixou de ser obrigatório o uso de máscaras para pessoas com o sistema vacinal completo que estiverem em locais como centros de treinamento e de condicionamento físico, academias de ginástica, piscina e pistas de patinação. Porém , foi mantida a obrigatoriedade pela secretaria estaudal de saúde, e a Justiça determina que a medida mais restritiva prevalece. Por isso horas depois da publicação do ato normativo, a própria prefeitura admitiu que apenas após autorização do governo estadual o decreto entrarrá em vigor.
O ato normativo pontuava que a exigência da imunização diz respeito a pessoas com dose única ou segunda dose na faixa etária de 15 a 59 anos, além da obrigatoriedade da terceira dose para idosos acima de 60 anos.
Decreto da prefeitura do Rio. (Foto: Reprodução/ Diário Oficial)
Máscaras em locais públicos
Na última sexta-feira (12), a prefeitura do Rio manteve a exigência em ambientes fechados e nos transportes públicos, do uso de máscaras, mas todas as demais regras contra a doença foram suspensas na cidade.
Por determinação do decreto, os cariocas são obrigados a usar máscara em quaisquer lugares fechados. Resoluções conjuntas entre município e estado e medidas restritivas adotadas anteriormente foram revogadas. Segue sendo necessária a apresentação do passaporte da vacina para alguns estabelecimentos fechados.
Em áreas abertas, máscaras liberadas
Há pouco mais de quinze dia, uma resolução foi publicada pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro regulamentando a lei que liberou o uso de máscaras, na capital, em locais abertos. Desta maneira usar máscaras em áreas abertas nas cidades que estivessem sob risco muito baixo, baixo ou moderado para a Covid-19 já havia deixado de ser necessário. Outro ponto seria a imunização em 75% das pessoas com 12 anos ou mais e/ou 65% do total da população.
De acordo com o mapa epidemiológico, o município do Rio de Janeiro preenche os dois requisitos e por isso permitiu em áreas sem aglomeração e abertas a liberação do uso de máscaras.
Foto Destaque: Uso de máscaras voltou a ser exigido em academias. Reprodução/José Cruz/Agência Brasil.