Saúde

Prefeitura do Rio discute o fim do uso do passaporte de vacina nesta segunda-feira (25)

A reunião entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 acontece nesta manhã para discutir a flexibilização da medida.

25 Abr 2022 - 16h37 | Atualizado em 25 Abr 2022 - 16h37
Prefeitura do Rio discute o fim do uso do passaporte de vacina nesta segunda-feira (25) Lorena Bueri

A Prefeitura do Rio de Janeiro pode determinar nesta segunda-feira (25), o fim da obrigatoriedade do passaporte vacinal contra a Covid-19 na cidade. Atualmente, as pessoas ainda precisam mostrar o comprovante de vacinação da dose completa e até mesmo a da dose reforço, para poder entrar em estabelecimentos fechados.

Uma reunião entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 acontece nesta manhã para discutir a flexibilização da medida. Segundo os membros da prefeitura, a expectativa é que o passaporte da vacina seja desobrigado ainda esta semana, através de um decreto em Diário Oficial.

O médico sanitarista e ex-ministro da Saúde José Temporão, e um dos integrante do comitê, confirmou que a manutenção ou não da cobrança do passaporte da vacina é o tema principal da pauta da reunião. Mesmo concordando com a desobrigação do comprovante, ele afirma que a tendência é que a medida seja flexibilizada.


Comprovante de vacinação (Foto: Reprodução/Divulgação)


Antes de pensar nisso, temos que avançar na cobertura vacinal de jovens e crianças, além da terceira dose para adultos”, defende o médico.

Alberto Chebabo, outro membro do grupo, admitiu à CNN que com o fim da obrigatoriedade do passaporte da vacina que “pode acontecer” ainda nesta segunda-feira, a medida restritiva perde a razão depois do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga assinar, na última sexta-feira (22), o fim do estado de emergência sanitária nacional por causa da Covid-19, instaurado em fevereiro de 2020.

O assunto vai ser discutido, mas acho que pode acontecer [nesta segunda-feira]. Até porque com o fim do decreto emergencial [anunciado pelo governo federal], caem essas medidas restritivas”, disse Chebabo.

Até mesmo o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, confirmou essa possibilidade. Caso a flexibilização, de fato, ocorra nesta semana, pode ser antes do planejado pelo Município. Inicialmente, a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde era que a exigência só deixasse de valer quando 70% do público-alvo (população acima de 18 anos) recebesse a dose de reforço. Atualmente, o indicador, de acordo com o painel da prefeitura, está em 62%.

Se confirmado, a flexibilização da restrição também virá após o carnaval fora de época, durante o feriado de Tiradentes, momento de grande fluxo de pessoas na cidade.

 

Foto destaque: Mulher se vacinando. REUTERS/Ricardo Moraes

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo