Notícias

Prefeitura de Blumenau estuda inclusão de segurança nas escolas após ataque a creche

Prefeitura de Blumenau anunciou um pacote de novas ações contingenciais para evitar novos ataques a escolas e unidades de ensino na cidade catarinense. Governo de Santa Catarina também anunciou apoio.

07 Abr 2023 - 11h04 | Atualizado em 07 Abr 2023 - 11h04
Prefeitura de Blumenau estuda inclusão de segurança nas escolas após ataque a creche Lorena Bueri

A Prefeitura de Blumenau anunciou, no final da tarde desta quinta-feira (6), cinco novas ações de segurança para todas as escolas e unidades de ensino privado após o covarde ataque à creche Cantinho Bom Pastor ocorrido nesta quarta (5). 

Em pronunciamento à imprensa, as autoridades da cidade catarinense apresentaram as ideias discutidas no gabinete de crise depois que quatro crianças faleceram e cinco ficaram feridas no atentado ao CEI Cantinho Bom Pastor, no bairro Velha, região central de Blumenau. De acordo com o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, a região catarinense pretende contratar policiais militares aposentados e bombeiros militares para atuar na segurança de todas as 128 unidades de educação, em parceria feita com o Governo de Santa Catarina.

A possibilidade já está sendo discutida com o governador Jorginho Mello, mas ainda não passou por oficialização. Caso essa proposta não seja possível, a prefeitura pretende agilizar a contratação de segurança privada e armada para deter novos ataques. O cercamento e o muramento das escolas também está em discussão. Assim como um controle de acesso mais rígido às escolas municipais. Além da instalação de câmeras que já foi anunciada na desta manhã quinta-feira (6).



O plano de contingenciamento também inclui treinamento dos profissionais de educação, para saberem como se comportar em atentados também será reforçado. Esse treinamento será feito em parceria com a Defesa Civil de Blumenau, e será aplicado nas escolas estaduais, privadas e municipais.  As escolas particulares da cidade catarinense também contarão com a opção de contratar monitoramento por câmeras de vigilância e interligá-las ao sistema de vigilância municipal, que será acompanhado diretamente por agentes da Polícia Militar.

Vale ressaltar que o número de profissionais de Psicologia nas instituições de ensino será reforçado e ampliado, em um plano de contingência produzido pelos órgãos de segurança e prefeitura. O atendimento nos Centros de Educação Infantil e as aulas nas escolas municipais foram canceladas nesta quarta e quinta-feira, dia 5 e 6, e tem previsão de retorno na próxima segunda-feira (10). A Prefeitura de Blumenau decretou luto oficial de 30 dias.

Foto destaque: Cei Cantinho Bom Pastor, que foi alvo de ataque contra as crianças nessa semana. (Foto: Reprodução/Anderson Coelho AFP)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo