Notícias

Precisando redundar ações do ex-presidente, Lula chega na presidência com recorde de atos na largada do governo

Em seu primeiro dia na presidência, o presidente assinou 56 medidas provisórias já no primeiro dia de gestão.

03 Jan 2023 - 17h00 | Atualizado em 03 Jan 2023 - 17h00
Precisando redundar ações do ex-presidente, Lula chega na presidência com recorde de atos na largada do governo  Lorena Bueri

O presidente eleito assumiu o governo com um grande pacote de medidas para desfazer atos e marcas do ex-presidente Jair Bolsonaro, o que gerou a estabelecer um recorde desde a redemocratização, onde 52 decretos e quatro medidas provisórias assinadas, Lula acabou se tornando o chefe executivo que mais atos editou nos primeiros dois dias de cargo.

Houve uma soma enorme de exonerações da administração federal de bolsonaristas que estavam alocados em cargos comissionados.

Filipe Martins foi um dos nomes que estava na dispensa, ele ocupava o cargo de assessor especial de Assuntos Internacionais da Presidência.

O tom dos discursos dos ministros que tomaram posse no domingo (1) é perceptível a necessidade de reconstruir o país após quatros anos de Bolsonaro. Rui Costa assumiu a Casa Civil e disse que um dos desafios na pasta será descobrir quantas obras precisará retomar. 

“Isso é a demonstração do caos que estamos recebendo.” contou Costa durante a cerimônia do Palácio do Planalto.

Márcio Macêdo é o novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, ao se referir sobre a extinção de conselhos populares, ele diz que o que se viu no último governo foi o desmonte da participação popular.


Presidente Eleito no dia da posse. (Reprodução/Ricardo Stuckert)


Bolsonaro ignorou o rito democrático da passagem de faixa e a maioria dos seus ministros também não participou da transmissão do cargo aos novos titulares. Foram realizados 18 eventos e só três pessoas que eram donos da cadeira participaram, que foi Paulo Sérgio Nogueira Oliveira, que é da Defesa, Carlos França, que é das Relações Exteriores, e Paulo Alvim, que é da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Em 2019 a então ministra Damares Alves tinha assumido com o discurso que "meninos vestem azul e meninas rosa", porém na passagem do bastão em alguns dos ministérios também foi marcada por protocolos antes impensáveis na Esplanada dos Ministérios. Três cerimônias realizadas pelos locutores adotaram a linguagem neutra para saudar os presentes.

A cerimonialista que anunciou o evento de posse de Fernando Haddad na Fazenda, anunciou agradecendo a presença de todos e também agradecendo a todas e todes. Nas cerimônias de Macêdo, da Secretaria-Geral e de Margareth Menezes, da Cultura, o "todes" foi repetido. 

Foto Destaque: Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (Reprodução/Ricardo Stuckert/Divulgação)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo