Beleza

Pré-poo: conheça a técnica auxilia a tratar e prevenir danos capilares

Conheça a técnica Pré-poo (também conhecida como "Pré-shampoo) e mantenha os seus fios saudáveis, prevenindo o cabelo ressecado e outros danos capilares

01 Mar 2022 - 10h35 | Atualizado em 01 Mar 2022 - 10h35
Pré-poo: conheça a técnica auxilia a tratar e prevenir danos capilares Lorena Bueri

O verão e o carnaval estão entre os brasileiros novamente, e com eles, o desejo de aproveitar ao máximo formas de se refrescar e “lavar a alma”, como um bom banho de piscina ou mar. Todavia, o uso constante desses e outros meios para curtir a estação mais quente do ano podem trazer danos para os cabelos. Visto que, o contato dos fios com o sal do mar, ou ainda o cloro da piscina, pode resultar no ressecamento capilares. 

Para combater este impasse, além de os já causados pelo dia-a-dia como, poluição e até mesmo os ativos limpantes presentes no shampoo diário, que ao longo-prazo podem prejudicar as madeixas, conheça a técnica Pré-poo. 

O que é Pre-poo

O Pré-Shampoo (ou “Pré-poo”, como é mais conhecido pela população), se trata de uma técnica rápida e prática para se realizar, como o próprio nome diz, antes de se utilizar o shampoo. Isso ocorre, pois, “ao realizar a preparação do fio para a higienização, conseguimos preservar a fibra capilar e minimizar os efeitos provocados pela ação adistringente do shampoo", explica a hair stylist Mabel Garcia, idealizadora do Raízesse, salão especializado em cabelos cacheados. Tal apresenta como objetivo minimizar os possíveis danos que o cabelo pode sofrer com a correria diária.


Modelo lava seu cabelo. (Foto: Reprodução/Freepik)


Ademais, seu uso auxilia, ao longo-prazo, a tornar o fio mais saudável e apresentar pontas mais encorpadas, ideal para quem deseja realizar o “Projeto Rapunzel”, este ano e pretende manter o comprimento, cortando o mínimo possível dos fios.

Os profissionais especializados na saudade dos cabelos também aprovam o uso da técnica, como afirma a tricologista, Viviane Coutinho, para uma matéria da Vogue Brasil:  "Essa técnica ajuda a evitar possíveis ressecamentos provocados pela ação adstringente de alguns produtos", resume a profissional docente na Academia Brasileira de Tricologia.

Como fazer Pré-poo

A tricologista, Viviane Coutinho afirma que o mercado já apresenta produtos específicos para a realização do Pré-shampoo. Porém, é possível fazer uma versão caseira: para isso, aplique um óleo 100% vegetal, uma máscara leve, ou ainda, o seu condicionador nos fios secos 15 minutos antes da lavagem. "quinze minutos antes de lavar, aplique uma pequena quantidade do óleo vegetal no comprimento, especialmente nas pontas, ou uma máscara, ou condicionador com o cabelo úmido. Em seguida, desembarace os fios e aguarde para que os produtos penetrem na fibra capilar. Depois, lave normalmente com shampoo", explica o hair stylist Mabel para a Vogue Brasil.

Para quem o Pré-poo é recomendado

A técnica do Pré-poo não apresenta restrições. Entretanto, ele é mais recomendado para os cabelos que apresentam alguma curvatura, ou ainda química capilar. "Todo cabelo pode fazer pré-poo desde que tenha a necessidade de proteção extra do fio. Cabelos lisos que foram descoloridos, por exemplo, ou que tenham se enfraquecido recentemente por alguma técnica podem ficar mais saudáveis com a utilização do pré-poo. Cabelos cacheados e crespos que estejam mais secos também podem apostar nesse cuidado." Portanto, aplicar a técnica no seu dia-a-dia pode trazer muitos benefícios.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo