Notícias

Praia de Balneário Camboriú ganha lagoa na areia ao completar 1 ano da obra de alargamento

Segundo a prefeitura local, esses fenômenos ocorridos fazem parte do processo de estabilização da faixa de areia e já são esperados. Essa não foi a primeira vez do surgimento de lagoa.

05 Dez 2022 - 15h46 | Atualizado em 05 Dez 2022 - 15h46
Praia de Balneário Camboriú ganha lagoa na areia ao completar 1 ano da obra de alargamento Lorena Bueri

Neste domingo, (4) data em que completa um ano da obra que alargou a praia de Balneário Camboriú, formou-se uma “lagoa” à beira-mar. Essa já é a terceira vez que essas piscinas na faixa de areia são geradas.

As melhorias na Praia Central de Balneário Camboriú, situada no litoral norte de Santa Catarina, estenderam o nível da areia de 25 para 70 metros.

Câmeras de segurança do local registraram a formação do acúmulo de água na areia da praia, na região da Barra Sul. Segundo a prefeitura local, esses acontecimentos fazem parte do processo de estabilização da praia após as obras realizadas e já eram esperados a criação das lagoas.

Toni Fausto Frainer, engenheiro e diretor de planejamento e gestão orçamentária do município, comenta que a estimativa do assentamento da praia pode levar um tempo médio de 1 a 3 anos.

No mês de novembro, foram registrados outros dois fenômenos que ocorreram ao mesmo tempo, lagoa e degrau na orla apareceram simultaneamente. Esses eventos já aconteceram outras vezes.


Homem sobe degrau na praia de Balneário Camboriú. (Foto: Reprodução/Patrick Rodrigues/G1)


A praia catarinense passou por uma grande obra com o intuito de expandir a faixa de areia, anteriormente, os prédios ao redor do litoral formavam sombras quase o dia inteiro, impossibilitando os banhistas de tomarem sol. As construções ficaram praticamente o ano inteiro de 2021.

Com a praia entregue, a largura da orla ganhou cerca de 45 metros de areia, passando de 25 metros para 70 metros. A ampliação da faixa de areia ocorreu em toda a extensão da praia, que soma cerca de 5,8 quilômetros. As obras começaram em março de 2021 e terminaram em dezembro do mesmo ano.

O turismo é muito forte em Balneário Camboriú, de acordo com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, a cidade de Santa Catarina recebe uma média de 4,5 milhões de turistas por ano.

Foto Destaque: "Lagoa" na faixa de areia da praia de Balneário Camboriú. (Reprodução/Videomonitoramento/Prefeitura)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo