Saúde

Possível surto de febre aftosa preocupam autoridades australianas

A disseminação do vírus na Austrália tem preocupado autoridades que paralelamente as medidas protetivas já tomadas, orientam que os turistas se desfaçam de seus respectivos calçados.

09 Jul 2022 - 10h15 | Atualizado em 09 Jul 2022 - 10h15
Possível surto de febre aftosa preocupam autoridades australianas  Lorena Bueri

Autoridades australianas estão preocupadas com um possível surto de febre aftosa (FMD). Os primeiros casos já foram confirmados em Bali - destino turístico popular durante o período de férias escolares com voos diretos para sete cidades da Austrália. 

Após o isolamento social em decorrência da Covid-19 que atingiu todo o mundo, milhares de moradores do país estão aproveitando o período de férias para curtir a ilha indonésia de Bali. Entretanto, o vírus da febre aftosa pode estar presente na bagagem de volta para a casa. 

Oficialmente ainda não foram divulgadas medidas restritivas a fim de evitar a disseminação do vírus, porém as autoridades australianas solicitam que os viajantes se desfaçam dos seus respectivos chinelos - chamado de canga no país - ao retornar de viagem, deixando-os em Bali ( o destino visitado).

Paralelamente a orientação, a Austrália aumentou os controles de biossegurança nos aeroportos. A bagagem de produtos de carne e queijo dos turistas tem sido verificadas e os sapatos são o ponto de atenção. 

A implementação de pedilúvios - tapetes que contém produtos químicos potentes capazes de matar o vírus da doença -; tem sido especulada, mas o calçado comumente usado em Bali não é compatível com as medidas padrão de biossegurança, dificultando a eficácia na implementação dessa medida.

Geralmente, os turistas usam sandálias e sapatos abertos. A aplicação do produto químico capaz de neutralizar a entrada do vírus no país através da sujeira dos calçados, só pode ser realizada em sapatos fechados para evitar o contato com a pele.


Principal grupo afetado pela febre aftosa (Reprodução/ Jornal Campo Soberano)


 

A doença é considerada inofensiva para os seres humanos, porém pode ser letal para os animais. Bovinos, porcos, cabras, camelos e ovinos podem apresentar bolhas dolorosas, lesões nos pés e na boca. 

Um surto de febre aftosa pode levar ao abate em massa de animais infectados pelo vírus, impactando diretamente o mercado de exportação de carne bovina da Austrália. Quanto maior for a disseminação do vírus, maior o risco de fechamento do mercado bovino australiano.

Foto destaque: Gado (Reprodução/ Agron)

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo