Notícias

Porsche se torna a montadora com maior valor de mercado na Europa

Ações da montadora Porsche se valorizaram e avaliação da marca austríaca chegou a um novo patamar, ultrapassando a concorrente e controladora Volkswagen, que até então era a mais bem avaliada

06 Out 2022 - 16h05 | Atualizado em 06 Out 2022 - 16h05
Porsche se torna a montadora com maior valor de mercado na Europa Lorena Bueri

Na manhã desta quinta-feira (6) a Porsche se tornou a montadora mais bem avaliada do mercado, superando o valor da alemã Volkswagen. A fabricante austríaca de carros esportivos com sede na Alemanha agora tem o valor de 77,7 bilhões de euros, enquanto a tradicional montadora alemã vale 76,6 bilhões de euros. Na sequência da lista estão as montadoras Mercedes-Benz e a BMW (BMWYY), ambas também de origem alemã.


Museu da Porsche em Stuttgart, Alemanha. (Foto: Reprodução/viagemluxo.com.br)


O valor de mercado da montadora se elevou devido aos bancos de investimento relacionados ao seu lançamento terem comprado em torno de 3,8 milhões de ações da marca, por 312,8 milhões de euros, o que configurou a opção “greenshoe”, que é um lote suplementar de ações disponibilizadas para serem compradas pelo banco coordenador da oferta de ações. Essa opção tem como objetivo justamente fortalecer o valor da ação na bolsa. O IPO, ou oferta pública inicial da Porsche foi na última quinta-feira (29), sendo o maior desde 2011 no continente europeu e um dos maiores do mundo neste ano.

A Porsche foi adquirida pelo grupo Volkswagen em 2008, pelo valor de 4,46 bilhões de euros. O grupo alemão assumiu definitivamente a Porsche apenas em 2012. Uma das preocupações ligadas ao IPO da montadora na bolsa de valores foi a escalada da guerra entre Rússia e Ucrânia, que poderia impactar no fornecimento de energia na Europa o que causa flutuações e instabilidade nas ações, informou um porta-voz da Volkswagen.

Entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro foram negociadas 34 milhões de ações da Porsche, o que consiste em cerca de 11% do volume total em negociação. Como medida de estabilização cerca de 14,85 milhões de ações estarão como opção “greenshoe” nas quatro semanas após o lançamento da marca na bolsa. Essas ações somam o valor de 1,2 bilhão de euros.

Foto destaque: Símbolo da Porsche. Reprodução/Divulgação/Porsche

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo