Saúde e Bem Estar

Por que piscamos?

19 / 10 / 2020 as 10:10
Saúde e Bem Estar

Por que piscamos?

Nossos olhos são estruturas simples e muito complexas. O ato de piscar ajuda não só na lubrificação dos olhos como protege de agentes externos como a poeira, por exemplo.

3 min de leitura
19 Out 2020 - 10h32 | Atulizado em 19 Out 2020 - 10h32

Piscar é um ato involuntário, como respirar, que ocorre desde que nascemos. Você já deve ter se perguntado em algum momento da sua vida: por que piscamos ou por que não conseguimos ficar muito tempo sem piscar ? A finalidade de piscar consiste em lubrificar os olhos, por se tratar de uma estrutura complexa e sensível. Geralmente, piscamos 15 a 20 vezes por minuto e nem percebemos pois é um ato involuntário que foge do nosso controle. Piscar, além de proteger contra ameaças externas como poeiras, por exemplo, ajuda a espalhar lágrima por toda a superfície dos olhos.

Existem casos de pessoas vítimas de acidentes que perdem a capacidade de piscar, nesses casos, se não houver tratamento especializado pode-se desenvolver úlcera na córnea ou até mesmo cegueira. Segundo o site Brasil Escola, há dois tipos de estímulos: o visual e o sensitivo, que chegam ao nervo óptico, esse envia uma mensagem ao núcleo óculo-motor, situado atrás do globo, que aciona os músculos e fazem as pálpebras se fecharem. Permanecer muito tempo sem piscar pode gerar diversos problemas, entre eles a diplopia, ou seja, “Síndrome do Olho Seco”, que é quando as piscadas acontecem com menos frequência, podendo ocorrer dores e lesões oculares.


Ficar o tempo todo olhando para a televisão pode prejudicar os olhos causando ardência (Foto: Reprodução/Funasa Saúde)


Leia mais: Dia do Médico: Diversas cidades prestam suas homenagens

Os cuidados com aparelhos eletrônicos

De acordo com o site Mundo Educação, quando estamos na frente da televisão ou do computador, a luminosidade desses aparelhos causa a evaporação do líquido lacrimal, ocasionando a tensão dos músculos dos olhos e uma maior dificuldade em realizar o movimento de abrir e fechar os olhos, na chamada Síndrome da Visão do Usuário de Computador ou CVS. A recomendação é que de 20 em 20 min, a pessoa olhe pela janela, descansando assim os olhos.

Vale lembrar que, quando ficamos em frente ao computador ou até mesmo da TV, esses aparelhos acabam causando a evaporação das lágrimas e por isso, muitas vezes, os olhos começam a doer, dificultando o ato de abrir e fechar os olhos. 

 

(Foto Destaque: Por que piscamos? Reprodução/Freepik)

 

Deixe um comentário