Colunista

Por que as mulheres perdem o interesse pelo sexo?

Algumas mulheres perdem o desejo na relação sexual por inúmeros motivos. Talvez a falta de libido esteja ligada ao uso de certos medicamentos ou fatores dentro da relação que prejudicam ou diminui a vontade pelo sexo. Entenda os motivos disso.

09 Jan 2021 - 13h00 | Atualizado em 09 Jan 2021 - 13h00
Por que as mulheres perdem o interesse pelo sexo? Lorena Bueri

Como especialista em Reposição Hormonal e Longevidade, frequentemente recebo pacientes, de ambos o sexo, relatando redução do desejo sexual. Para um grande número de mulheres, o declínio hormonal, o estresse do trabalho, problemas no relacionamento entre outros estão ‘mandando a conta’ ser cobrada literalmente na cama.

A perda do desejo sexual, conhecido por Transtorno do Desejo Sexual Hipoativo (TDSH), pode causar sofrimento e dificuldades interpessoais. O desejo sexual é um fenômeno complexo que envolve as fantasias sexuais, os sonhos sexuais, o desejo de iniciar o sexo, a receptividade ao parceiro sexual, as sensações genitais como ereção, lubrificação e as respostas aos sinais eróticos no meio ambiente como decoração, música, roupas que o parceiro esteja usando, entre outros.


relação sexual prejudicada, falta de libido, relação, casalAlgumas mulheres perdem o desejo sexual por alguns motivos. (Foto: Reprodução/Pexels)


Um estudo publicado recentemente mostrou que até 33% das mulheres entre 18 e 59 anos, sofrem de perda do interesse sexual, e isso não é somente coisas de sua cabeça.

Diferente dos homens, cuja principal queixa é a Perda da Ereção, os maiores problemas enfrentados pelas mulheres é uma combinação de fatores mentais e físicos.

O desejo sexual diminui naturalmente com a idade com base em fatores fisiológicos. No entanto esses fatores podem ser corrigidos à medida que corrigimos os desequilíbrios hormonais e bioquímicos.  No entanto, o desejo sexual também abrange fatores interpessoais e psicológicos que criam uma disposição para você querer ter sexo. 

Portanto, todos esses aspectos do desejo sexual devem ser examinados para determinar a raiz do problema e corrigir esse problema adequadamente. 


perda do desejo sexual, mulher e a libido, sexo, relaçãoAlguns fatores prejudicam a intimidade de um casal. (Foto: Reprodução/wayhomestudio)


As causas mais comuns para a perda de desejo sexual e impulso nas mulheres são:

01-        Problemas de Relacionamento Interpessoal

Esses problemas podem ser bem abrangentes e vão desde problemas no desempenho do parceiro (essa é uma das razões que sempre procuro tratar os dois juntos, pois penso ser a forma de manter o casal mais unido).

A falta de satisfação emocional com o relacionamento também afeta o desejo sexual. A demanda exigida como o nascimento de um filho ou a tarefa de se tornar cuidador de um ente querido também interfere. Nesses dois últimos conseguimos melhorar o aporte de nutrientes exigidos em situações de alta demanda, e solucionamos facilmente o problema.

02-        Influências Socioculturais

O estresse no trabalho, a pressão do parceiro por desempenho sexual e as imagens da sexualidade na mídia podem influenciar negativamente o desejo sexual. Muitas vezes, o fato de não estar com o corpo perfeito como as mídias exibem, pode deixar a pessoa menos a vontade para deixar suas fantasias aflorarem e o desejo sexual como o tempo vai desaparecendo.

03-        Baixa Testosterona

A testosterona afeta o desejo sexual em homens e mulheres. Os níveis de testosterona atingem o pico em mulheres saudáveis com 25 anos, então, diminuem continuamente até a menopausa, quando caem drasticamente. Corrigir essa questão envolve primeiramente descobrir a causa, pois a baixa de testosterona envolve muitos outros fatores relacionados a saúde e sua queda pode significar que sua saúde não anda lá essas coisas. Muitas vezes corrigindo a causa básica, a reposição se torna desnecessária.

04-        Problemas Médicos

Doenças mentais, como depressão ou condições médicas, como endometriose, miomas e distúrbios da tireoide, afetam o desejo sexual da mulher tanto mental quanto fisicamente.

Estar com um médico experiente em abordar esses problemas e os desequilíbrios hormonais, a saúde intestinal e os distúrbios metabólicos que podem ter levado a esses problemas, é fundamental para a resolução da falta de desejo sexual.

05-        Medicamentos

Certos antidepressivos (incluindo a nova geração de IRS), e alguns medicamentos para baixar a pressão arterial e/ou contraceptivos orais podem diminuir o desejo sexual de várias maneiras. Isso pode diminuir a testosterona disponível ou afetar o fluxo sanguíneo responsável pela lubrificação vaginal.


medicamentos, sexo, mulheres perdem o desejoAlguns remédios podem diminuir a libido. (Foto: Reprodução/freepik)


06-        Histerectomia

Se você é minha paciente, sabe o quanto tenho me esforçado para garantir o equilíbrio entre Estradiol e Progesterona entre as idades de 30 e 48 anos. Esses desequilíbrios é a principal causa de Miomatose Uterina e de Menorragia (perda volumosa de sangue durante a menstruação) e serão as principais causas de Histerectomia.

Uma das coisas que precisa ficar bem claro para as mulheres é que essa história de que o útero só serve para criar filhos é a maior mentira repetidas em vários consultórios em todo o mundo. O útero tem uma função importante no orgasmo e mais importante que isso, sua remoção irá seccionar estruturas importantes para a lubrificação vaginal bem como para sensação de penetração, o que impactará negativamente o desejo sexual.

07-        Idade

Os níveis sanguíneos de andrógenos caem continuamente nas mulheres de acordo com a idade. No entanto, como já dito, isso pode ser corrigido, investigando exaustivamente a causa e tratando globalmente o problema. A solução não é tão simples como repor testosterona.

A Saúde Sexual faz parte da nossa saúde global, impacta tanto no funcionamento e prevenção de doenças, como na nossa performance nos negócios, na vida familiar e no nosso humor. Não deixe de desfrutar todos os prazeres que uma boa Saúde Sexual pode proporcionar.

 

Foto destaque:

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo