Beleza

Por que a saúde da pele está intimamente ligada ao intestino

A saúde do intestino é fundamental para uma pele bonita e saudável. Entenda como o desbalanço da microbiota intestinal pode estar por trás dos seus problemas cutâneos.

22 Mai 2023 - 13h36 | Atualizado em 22 Mai 2023 - 13h36
Por que a saúde da pele está intimamente ligada ao intestino Lorena Bueri

Visitas regulares ao dermatologista e a rotina de skincare são essenciais para uma cútis bonita e saudável. A pele, porém, não é apenas nossa vitrine para o mundo, mas o maior órgão do corpo e, portanto, um grande sinalizador da nossa saúde geral. Cada vez, pesquisas revelam sua relação íntima com o intestino, que vem sendo apontado na medicina como uma peça-chave no bem-estar físico e mental do ser humano.

Os estudos mostram que o intestino é uma espécie de segundo cérebro, já que é constituído por mais de meio bilhão de neurônios. O órgão também tem poder inflamatório, podendo combater ou promover inflamações pelo organismo. Alguns transtornos psiquiátricos, como a ansiedade, além de doenças autoimunes, têm sido atribuídos também ao mau funcionamento no intestino.

A pele, claro, não fica de fora dessa equação. Se seu aspecto não está bom e há sinais de inflamação, como acne ou dermatites, o problema pode estar no microbioma intestinal. É lá que se concentram microrganismos como bactérias e fungos que, a princípio, estão ali para defender nosso corpo. Entretanto, em desbalanço, eles podem causar muitas desordens, inclusive o envelhecimento da cútis precocemente.

 

Pele é espelho da saúde intestinal
Quando a microbiota intestinal sofre alterações, substâncias inflamatórias ganham espaço. Além disso, células que diminuem o sistema imune também são produzidas em maior quantidade. Isso gera um corpo totalmente inflamado.


Pele é considerada espelho da saúde intestinal. Reprodução/PexelsPele é considerada espelho da saúde intestinal. Reprodução/Pexels


Em paralelo, os nutrientes como vitaminas e aminoácidos não são absorvidos adequadamente. Esse desbalanço compromete a produção de colágeno, responsável por manter a firmeza e a elasticidade cutâneas. Além disso, substâncias que não deveriam ultrapassar a barreira intestinal agem nos receptores da derme. A consequência é o próprio microbioma da pele desequilibrado. 

Isso tudo atrapalha funções vitais do órgão diretamente ligados à pele, como nível de hidratação, capacidade de cicatrização e a renovação das células epiteliais. 

 

Pele, intestino e cérebro conectados

Os dois órgãos estão em comunicação contínua, assim como com o cérebro. A inflamação e o descompasso hormonal atrapalham essa cadeia de transmissão, gerando problemas de pele e também ansiedade.

Estudos mostram que o neurotransmissor presente na ansiedade, chamado de substância P, também mantém relação forte com as inflamações cutâneas em momentos de estresse. O chamado eixo intestino-cérebro-pele precisa de um microbioma saudável, se não fica todo em desequilíbrio.

Acne, dermatite, psoríase e rosácea são sinais claros disso. O envelhecimento precoce da cútis também, mas nem todos os sintomas são tão visíveis. Acne mais leve, ressecamento e até caspa podem ser pedidos de ajuda do corpo.


Não adianta só fazer skincare, a saúde do intestino deve estar em dia. Reprodução/PexelsNão adianta só fazer skincare, a saúde do intestino deve estar em dia. Reprodução/Pexels


Outros pedidos de socorro vêm direto do intestino. Se há diarreia ou prisão de ventre, muitos gases ou fezes com coloração diferente, é importante investigar a situação indo ao médico.

 

A fórmula do intestino saudável
Uma alimentação balanceada é o primeiro passo para uma boa saúde intestinal. É importante incluir alimentos que contêm prebióticos e ajudam no crescimento de bactérias boas, chamadas de probióticos. Eles estão presentes em frutas vermelhas, banana e aveia. 

Em alguns casos, é necessário também tomar probióticos, prescritos de acordo com a necessidade da pessoa. Já os alimentos inflamatórios, como frituras, gordura saturada, processados e doces, precisam ser cortados do cardápio diário. Eles geram o aumento das bactérias maléficas e acabam causando inflamação e redução da imunidade.

Além da comida, é importante dar atenção à atividade física, incluindo exercícios na rotina diária. 

 

Foto de capa: Saúde do intestino por estar por trás dos problemas de pele. Reprodução: Pexels

VEJA TAMBÉM

DJ Diplo fará a abertura do show da Madonna no Rio de Janeiro Lorena Bueri

DJ Diplo fará a abertura do show da Madonna no Rio de Janeiro

O DJ americano que esteve recentemente no Lollapalooza, retorna ao Brasil para abrir o show da Rainha do Pop. Diplo tem muita simpatia com os Brasil e a música brasileira. O artista já esteve no Brasil diversas vezes.
Após declarações sobre saída, Cássio pode ir para a reserva a partir do próximo jogo Lorena Bueri

Após declarações sobre saída, Cássio pode ir para a reserva a partir do próximo jogo

Em razão de críticas ao seu desempenho durante este primeiro trimestre do ano, o goleiro corintiano fala sobre possibilidade de saída após falhas que geraram derrotas
Investigação Internacional sobre descoberta de corpos em Gaza é solicitada pela ONU Lorena Bueri

Investigação Internacional sobre descoberta de corpos em Gaza é solicitada pela ONU

ONU solicita investigação internacional e independente, após descoberta de mais de 300 corpos na Faixa de Gaza, corpos foram encontrados por autoridades palestinas
Kylie Jenner e Timothée Chalamet serão pais? Detalhe em foto chama a atenção dos fãs  Lorena Bueri

Kylie Jenner e Timothée Chalamet serão pais? Detalhe em foto chama a atenção dos fãs

O casal que está junto desde o ano passado, mantém um relacionamento discreto e não tem sido visto juntos com frequência; o relacionamento veio à tona após serem flagrados aos beijos em um dos shows da turnê Renaissance, de Beyoncé
'Godzilla e Kong: O Novo Império” ocupa posto de segunda maior bilheteria de 2024 Lorena Bueri

"Godzilla e Kong: O Novo Império” ocupa posto de segunda maior bilheteria de 2024

Apenas atrás do sucesso estrondoso de "Duna 2", a sequência de "Godzilla vs Kong" leva a melhor de "Kung Fu Panda 4", que agora ocupa a terceira posição do ranking
Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão e fala em reparação ao Brasil Lorena Bueri

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão e fala em reparação ao Brasil

Marcelo Rebelo de Sousa, o atual presidente de Portugal, reconhece pela primeira vez, a culpa do país acerca da escravidão e massacre em território brasileiro
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo