Notícias

Por 8 a 2, STF conclui julgamento e derruba perdão de Bolsonaro a Daniel Silveira

Ex-presidente concedeu indulto individual ao ex-deputado para extinguir penas de condenação. O placar foi 8 a 2. A maioria favorável para invalidar o perdão havia sido formada em 4 de maio.

10 Mai 2023 - 19h35 | Atualizado em 10 Mai 2023 - 19h35
Por 8 a 2, STF conclui julgamento e derruba perdão de Bolsonaro a Daniel Silveira Lorena Bueri

Nesta quarta-feira (10) o STF (Supremo Tribunal Federal) concluiu o julgamento sobre o decreto de indulto do ex-presidente Jair Bolsonaro, que perdoou a pena imposta ao ex-deputado Daniel Silveira, condenado pela Tribunal no ano passado.

O placar foi 8 a 2. Segundo a CNN, a maioria favorável para invalidar o perdão havia sido formada em 4 de maio.

A ministra e relatora Rosa Weber, foi acompanhada pelos ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Luiz Fux e Roberto Barroso. Os únicos a votarem para validar o perdão da pena foram os ministros André Mendonça e Nunes Marques.

Para a ministra Rosa Weber, houve desvio de finalidade no caso e o decreto é inconstitucional. A Suprema Corte julgou quaro ações que questionaram o decreto do ex-presidente, propostas feitas pelos partidos Cidadania, PDT, PSOL e Rede.

Na sessão desta quarta (10), votaram os ministros Gilmar Mendes e Luiz Fux. Para Mendes, não há razão para autorizar ou justificar o decreto de indulto presidencial.


Daniel Silveira preso. (Reprodução/Metropoles)


“Ou o decreto é obra de uma mente de elevada inteligência jurídica, por recuperar prerrogativa presidencial esquecida pela doutrina do direito público nacional, ou o decreto em exame é peça fadada a ocupar lugar de destaque no museu das estultices normativas”, declarou o ministro.

Com o decreto derrubado, Daniel Silveira deverá cumprir a pena de prisão imposta pelo Supremo Tribunal. A decisão terá efeito a partir da publicação da ata de julgamento. Esse movimento costuma levar poucos dias após a conclusão da sessão.

O relato da ação penal em que o ex-deputado foi condenado, ministro Alexandre de Moraes, deverá oficiar a unidade prisional onde Silveira está preso, em Bangu 8, no Rio de Janeiro, dando continuidade a condenação.

O Supremo Tribunal condenou o ex-deputado em abril de 2022, a oito anos e nove meses de prisão em regime fechado por ameaças ao Estado Democrático de Direito e aos ministros do Supremo. O STF condenou também Silveira à suspensão de direitos políticos e multa.

O ex-deputado está preso dede 2 de fevereiro deste ano por ordens de Alexandre de Moraes, devido a descumprimento de medidas cautelares impostas.

Foto destaque: Daniel Silveira. Reprodução/CNN

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo