Saúde

Poluição pode influenciar os casos de câncer do pulmão

No episódio do podcast da CNN E Tem Mais, foi apresentado um panorama do impacto de descobertas da ciência sobre como poluentes atuam no desenvolvimento da doença

19 Set 2022 - 08h00 | Atualizado em 19 Set 2022 - 08h00
Poluição pode influenciar os casos de câncer do pulmão Lorena Bueri

Uma pesquisa recente, publicada na Inglaterra, revelou que a poluição do ar contribui para uma inflamação dos pulmões que pode influenciar os genes de câncer preexistentes. Antes, a hipótese mais aceita era de que as partículas de poluição provocavam uma mutação genética no órgão e que esse processo levaria à doença.

O câncer de pulmão é o segundo mais comum globalmente, atrás apenas do câncer de mama. Em 2020, foram diagnosticados mais de 2 milhões de casos detectados da doença, segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, foram mais de 30 mil novos pacientes e um número semelhante de mortes: quase 29 mil.

Existem duas separações principais de câncer de pulmão: câncer de pulmão de células não pequenas e câncer de pulmão de células pequenas. As causas de câncer de pulmão incluem tabagismo, fumo passivo, exposição a determinadas toxinas e histórico familiar.


Consulta no médico. (Foto: Reprodução/Pexels)


Os sintomas muitas vezes incluem tosse (muitas vezes com sangue), dor no peito, sibilo e perda de peso. Geralmente, esses sintomas aparecem apenas nas fases mais desenvolvidas do câncer.

Os tratamentos podem variar de caso a caso, mas podem abranger cirurgia, quimioterapia, radioterapia, terapia com drogas direcionadas e imunoterapia

No caso de ser identificado no estágio inicial, a chance do paciente morrer nos próximos cinco anos é de 64%. Caso o tumor só seja encontrado no terceiro estágio, a chance de ocorrer morte em cinco anos sobe para 87%, e no quarto ano chega a 90%.

No episódio do podcast E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um cenário do impacto das novas pesquisas da ciência sobre como a poluição do ar atua no corpo humano e como as chances de evolução do câncer de pulmão são maiores.

Para retratar como a luta contra a poluição pode contribuir na luta contra o câncer, participam deste episódio os oncologistas William Nassib William Junior, do Instituto Nacional de Câncer (Inca), e Marcos André Costa, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

 

 

Foto destaque: Ar poluído. Reprodução pexels.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo