Notícias

Polícia de Amsterdã prende 154 torcedores por atos antissemitas

Torcedores de clube de futebol gritam frases antissemitas no metrô de Amsterdã. A locomotiva foi parada e todos os 154 envolvidos foram presos pela polícia local.

07 Mai 2023 - 11h04 | Atualizado em 07 Mai 2023 - 11h04
Polícia de Amsterdã prende 154 torcedores por atos antissemitas Lorena Bueri

Neste último sábado (6), a polícia holandesa capturou cerca de 154 torcedores por gritos antissemitas no metrô Amsterdã. Eles estavam a caminho da partida de futebol entre Ajax e AZ Alkmaar que acontece na Johan Cruijff Arena. Segundo as autoridades, o grupo foi instruído a parar de cantar, mas após a persistência, eles foram presos por insulto coletivo na estação Strandvliet por volta das 19:30 (14:30 no horário de Brasília). Todos os torcedores que cantaram foram presos, de acordo com a polícia.  

"A polícia deteve 154 torcedores de futebol esta noite por canções antissemitas no metrô. O trem foi parado e os apoiadores foram presos por insulto", informou a polícia da capital em seu Twitter.

Amsterdã possui uma forte conexão com a comunidade judaica, assim como o time Ajax. A capital já foi conhecida como "Jerusalém do Ocidente". Pouco antes da Segunda Guerra Mundial, cerca de 140 mil judeus viviam na Holanda, de acordo com a Biblioteca online Judaica, da Empresa Cooperativa Americano-israelense, Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE). Em 1940 foi invadida pela Alemanha nazista e teve parte do seu povo exterminado. 


Partida entre Ajax e AZ Alkmaar/Redes sociais/Reprodução


Essa ligação também se reflete na população da capital e no próprio clube de futebol local. Durante as partidas é normal ver os torcedores do Ajax com bandeiras de Israel exaltando a sua comunidade. Mas muitas vezes é vista como forma de provocação contra os rivais. O Holocausto é um dos acontecimentos mais tristes de toda humanidade e da comunidade judaica. Qualquer grito ou canção referente a um evento antissemita será preso e deverá prestar esclarecimentos perante a polícia de Amsterdã. 

Até o momento a polícia local não deu informações sobre a prisão do grupo e qual será a punição aplicada. Os times que disputavam Ajax e AZ Alkmaar também não se pronunciaram. A partida terminou 0 a 0. 

Foto destaque: Bandeira israelense/Reprodução/GettyImagens

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo