Notícias

Polícia Federal investiga morte de girafas em resort no Rio

A ação foi desencadeada a partir de um inquérito policial instaurado pela Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, na última sexta feira.

27 Jan 2022 - 15h24 | Atualizado em 27 Jan 2022 - 15h24
Polícia Federal investiga morte de girafas em resort no Rio Lorena Bueri

Um grupo de 18 girafas desembarcou no Brasil vindas de Joanesburgo, na África do Sul em novembro de 2021. A morte de três girafas no Rio de Janeiro virou caso de polícia. A nova casa delas seria o Bioparque, novo zoológico do Rio de Janeiro.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) autorizou a importação dos animais, que custou cerca de R$ 6 milhões. Antes de ir para o Bioparque, as girafas tiveram que passar por uma quarentena de adaptação em um Resort em Mangaratiba. Mas a estadia se estendeu por mais de dois meses em um local pequeno e não adequado para os bichos do porte das girafas, segundo denúncia de um ambientalista.


Resort Portobello Safari, em Mangaratiba, onde foram encontradas as girafas (Foto: Reprodução/Hotel Urbano)


No dia 14 de dezembro os veterinários levaram o grupo para tomar banho de sol. Seis delas acabaram derrubando a cerca e fugindo. Todas foram encontradas, mas três acabaram morrendo logo após a fuga. Até o momento, ainda não se sabe a causa das mortes. O Instituto Estadual do Ambiente esteve no resort em Mangaratiba, antes da chegada das girafas e informou que a vistoria constatou boas condições para receber os animais. Em cada baia de 40 metros ficam três girafas.

A Polícia Federal informou que a Delegacia de Meio Ambiente começou a fazer diligências, e o Ministério Público Federal também analisa uma denúncia sobre o caso. A ação foi desencadeada a partir de um inquérito policial instaurado pela Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico e foi acompanhada também por analistas ambientais do IBAMA.

Em nota, o Bioparque disse que não houve maus tratos dos animais e que as denúncias são infundadas. Acrescentou, também, que está à disposição dos órgãos competentes para prestar todos os esclarecimentos necessários e que o processo de importação foi devidamente aprovado pelos governos brasileiro e sul africano.

 

Foto Destaque: Girafas em galpão de Resort, em Mangaratiba. Reprodução/ Brenno Carvalho / Agência O Globo

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo