Notícias

Podcasts falsos são a nova tendência da internet

Ser convidado para um podcast se tornou símbolo de autoridade nas redes.

06 Set 2022 - 13h00 | Atualizado em 06 Set 2022 - 13h00
Podcasts falsos são a nova tendência da internet Lorena Bueri

Será que um microfone bonito, uma fala atraente sobre um assunto interessante e um bom cenário são capazes de enganar quem está vendo?

É essa a questão quando se fala sobre os virais "falsos cortes de podcasts". O Brasil é o terceiro país que mais consome podcasts no mundo, e ter um pedaço de uma entrevista com esse formato no instagram ou tiktok se tornou uma estética, algo necessário para ser uma autoridade dentro das redes sociais.

O assunto viralizou  na internet após o jornalista Chico Felitti comentar em sua página do twitter sobre ser obcecado por essa nova forma de atrair seguidores: 


                                       

                                                                       

 Reprodução do Twitter de Chico Felitti         


Não há dúvidas de que esse tipo de formato é como uma capa de revista aos que procuram viralizar nas redes, já que atualmente também existem contas específicas apenas para cortes de podcasts, e muitos prezam por uma produção mais profissional.

Marcos Avlis, sócio do AGR Podcast Estúdios, que já recebeu grandes nomes do podcast como o flow, conta que já ouviram esse tipo de proposta mas sempre prezam pela realidade:

"Eu não acredito que isso funcione a longo prazo. Sempre orientei que seja essencial que tenha uma pessoa conversando, para abordar assuntos interessantes de compartilhar,mas que jamais esteja falando sozinha. Porque a verdade passa verdade, não adianta! Em um diálogo, a partir de um simples olhar ou mudança de postura, conseguimos sentir o fluir de uma conversa, e isso é essencial para o podcast."

No caso dos podcasts falsos, o entrevistado não olha diretamente para a câmera e aparenta estar falando com alguém quando na  verdade está apenas gravando a si mesmo  na sala da sua casa ou em um estúdio de gravação.

O tiktoker Filipe Penoni, um dos primeiros a usar a  estratégia de postar cortes nas redes sociais, postou um vídeo em 2021 ironizando sobre essa prática e ensinou aos seus seguidores como produzir um podcast falso:

"O vídeo viralizou e empresas começaram a fazer esse tipo de corte também. Chegou a um ponto em que havia mais cortes de podcast fakes do que dos reais" disse, em entrevista ao Estadão. 

Essa tendência levanta uma questão sobre o quanto as redes sociais impactam na vida dos usuários e qual é o limite na busca das visualizações. Para a psicóloga Marcela Lamastra, pós graduanda em Terapia Cognitivo comportamental pela PUCRS, essa tendência está relacionada ao FOMO, que em português significa "medo de ficar de fora":

"O problema é muito mais sobre a pessoa que acha que está enganando alguém, ela pode até conseguir! Mas é uma reflexão a ser feita: Porque ela está tentando fazer algo só porque todo mundo faz? E a reflexão é também pra quem consome, será que eu estou consumindo essa pessoa só porque ela apareceu com um microfone  e com um fone de ouvido bacana?"

Quem está acostumado a assistir cortes de podcasts, agora pode ficar mais atento aos conteúdos que passam pela timeline e buscar ou não por quem foi chamado para podcasts de verdade. 

 

Foto de Destaque: Microfone de podcast. (Site Wired Uk)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo