Tech

Plataforma online restaura fotos antigas usando inteligência artificial

Baseten é capaz de restaurar fotos antigas com rachaduras, desbotadas ou com baixa qualidade, através da inteligência artificial que elimina os ruídos e granulações da imagem

05 Set 2022 - 21h47 | Atualizado em 05 Set 2022 - 21h47
Plataforma online restaura fotos antigas usando inteligência artificial Lorena Bueri

Sabe aquela foto antiga, que já não está em boa qualidade, e você não sabe o que fazer com ela? Agora, com o uso da inteligência artificial, a plataforma online Baseten restaura suas fotos velhas, deixando-as em alta definição. O site é gratuito e está totalmente em inglês. 

Além de 100% grátis, a plataforma tem fácil acessibilidade, sendo simples de mexer nas ferramentas disponíveis. Quando concluído, o serviço oferece um "antes e depois", mostrando como estava sua foto antes da restauração, e outra como está após o processo para melhorar a fotografia.


Antes e depois da restauração no Baseten. (Foto: Reprodução/ Twitter)


A plataforma online é perfeita para recuperar as antigas fotos familiares que foram degradadas pelo tempo. Até mesmo as fotos em preto e branco tem salvação com o algoritmo usado. O site é mais apropriado caso o usuário queira restaurar as fotos faciais, onde há um rosto. Porém, a ferramenta também otimiza as fotos em formato de paisagem. 


Fotos antigas sem restauração. (Reprodução/ Twitter)


O algoritmo do Baseten é turbinado com o sistema Generative Facial Prior - Generative Adversarial Network, mais conhecido como GFP-GAN. A ferramenta de inteligência artificial restaura imagens antigas, de qualquer tamanho, mesmo que elas estejam rachadas ou desbotadas, voltando ao seu estado original, ou em certas vezes, até melhor que a foto original. 

No Baseten, a GPF-GAN trabalha analisando os pixels e faz alguns ajustes digitais específicos e necessários, assim alterando as tonalidades das cores, resolução e contraste. Por causa dessa tecnologia, é possível remover completamente os ruídos e granulações, muito comuns nas capturas analógicas, como antigamente.


Fotos em preto e branco também podem ser restauradas. (Foto: Reprodução/ Twitter)


Para restaurar a foto no Baseten, é simples. Primeiro, entre no site, e vá em "Choose File", para adicionar o arquivo. Logo após, escolha a foto e aperte em "Abrir", e aguarde a plataforma fazer o upload para em seguida pressionar o botão "Restore Photo". Feito isso, sua foto já estará restaurada, restando apenas ir em "Download the Restored Photo", para baixá-la em seu computador.

Foto destaque: Como restaurar fotos antigas online. Reprodução: Twitter.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo