Empreendedorismo

Planejamento empresarial é a saída para empresas terem em 2023 negócios bem-sucedido

O planejamento empresarial pode ajudar os empresários a enfrentar a instabilidade econômica, o desafio da concorrência e se destacar no mercado altamente competitivo em 2023

16 Mar 2023 - 14h00 | Atualizado em 16 Mar 2023 - 14h00
Planejamento empresarial é a saída para empresas terem em 2023 negócios bem-sucedido Lorena Bueri

Os empresários de pequeno e grande porte tem um grande desafio que é a concorrência e a instabilidade econômica. Identificar o diferencial para se destacar no mercado altamente competitivo pode ser encontrado por meio do planejamento empresarial, hoje cada vez mais indispensável no mundo dos negócios, pois auxilia na construção de cenários positivos, metas e ajuda a chegar nos objetivos da empresa.

Prezar pelo planejamento empresarial para 2023 é sinônimo de sucesso. Neste sentido, o seu negócio alcançará os objetivos e metas de forma mais rápida. A empresa terá uma organização otimizada em relação ao uso de recursos e será capaz de tomar decisões de forma mais assertiva, reduzindo tempo e dinheiro.

Planejamento Empresarial

Muitos empreendedores acabam deixando o planejamento para o segundo plano, trazendo sérios riscos para a existência do seu empreendimento. Essa ferramenta é considerada pelos grandes empresários como fundamental no desenvolvimento e capaz de apontar eventuais obstáculos e oportunidades para o crescimento da sua empresa.

Para iniciar o planejamento 2023, é importante avaliar como foi em 2022. Essa análise é necessária para saber se os produtos e serviços oferecidos estão conseguindo atender às demandas do mercado, se as ações publicitárias alcançaram os resultados esperados e se a equipe atuou de maneira efetiva. Com estas informações, será mais rápido estabelecer estratégias que funcionam e quais podem ser repetidas ou descartadas neste ano.

Numa gestão orientada com base em resultados, o gestor estabelece metas junto a equipe, determina prioridades e disponibiliza os recursos necessários para o andamento das atividades diárias. Os funcionários, por sua vez, fornecem seu tempo, conhecimento e habilidades para a empresa, e indicam em quais condições podem entregar os resultados desejados.

O planejamento empresarial pode ser dividido em três tipos, sendo o planejamento estratégico, que se refere a tomadas de decisões de longo e de maior impacto, também relacionado a organização como um todo, geralmente direcionado à direção da empresa.

O planejamento tático que é responsável por criar metas e condições a médio prazo em diferentes áreas da empresa, para que as ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam atingidas.

E o planejamento operacional, aonde acontece a execução das decisões estabelecidas pelas ações e metas traçadas pelo nível tático e estratégico do planejamento empresarial.

Transformações digitais

O mercado está passando por diversas transformações digitais, que seguem impactando o mundo dos negócios com uma velocidade desenfreada. Por isso, que no século XXI, a empresa que não estiver preparada com as melhores estratégias para enfrentar os desafios do mercado, tem uma maior chance de ser vencida pela concorrência.

Dessa forma, adotar o planejamento empresarial será primordial para que a empresa realize suas atividades de forma estratégica e venha se sobressair, caso ocorra uma possível adversidade. E ainda, que possa compreender as mudanças que possam ocorrer no ambiente interno e externo da empresa.

Dicas para fazer o Planejamento Empresarial 2023

Agora que você já sabe da importância e dos benefícios do planejamento empresarial, veja abaixo um breve passo a passo para implantá-lo no seu negócio na sua empresa:

  1. Avalie como foram os resultados e as ações adotadas pela empresa em 2022?

A primeira coisa que você deve fazer é avaliar juntamente com a equipe todas as ações e resultados alcançados no último ano.

  1. Defina o seu produto/serviço

Identifique o propósito da empresa e descreva o seu produto ou serviço que você oferece. Quais os diferenciais, os benefícios que trazem para os clientes, os motivos que fazem as pessoas a consumi-lo. Informe as vantagens do seu produto ou serviço. Desta forma, você terá um norte no seu planejamento empresarial e na definição das ações.

  1. Descreve o seu cliente (público)

Apresente aqui como os clientes interagem com a sua empresa e como melhor alcançá-los. Defina o perfil de quem se interessa e compra o seu produto ou serviço, identifique o seu segmento e conheça ao máximo seu cliente.

  1. Defina a filosofia da empresa

Identifique a missão do seu negócio, qual motivo ele foi criado, quais são os diferenciais que ele oferece.

  1. Faça análise estratégica

Este o momento de identificar quais são suas fraquezas, forças, ameaças e oportunidades para sua empresa. É importante ter uma visão real do ambiente interno da sua empresa, e ser bem criterioso ao analisar o ambiente externo. Esta analise deve ser baseada para dentro e fora do seu negócio. Inclusive faça uma análise da concorrência e defina em qual posição o seu negócio se encontra no mercado.

  1. Defina o plano de ação

O plano de ação defini as ações estratégicas serem executadas com monitoramento. É o momento em que cria uma metodologia de trabalho, elabora o cronograma e indica os responsáveis executar cada etapa.

  1. Estabeleça indicadores

Os indicadores serão aliados para executar o planejamento empresarial, pois com eles é possível ter uma visão geral do seu negócio, como anda a carteira de clientes, o desempenho da equipe comercial e os demais departamentos da empresa.


 

O Serasa Experian disponibiliza materiais gratuitos em PDF sobre negócios e empreendedorismo (Foto: Site/Serasa Experian)


Materiais gratuitos para baixar

O Serasa Experian disponibiliza materiais gratuitos em PDF sobre diversos assuntos relacionados à negócios e empreendedorismo para implementar na sua empresa, totalmente gratuito.

Segue o link: https://empresas.serasaexperian.com.br/blog/materiais-gratuitos/

Foto destaque: Um planejamento eficiente para o seu negócio poderá mudar os resultados da sua empresa em 2023 (Foto: Arquivo/Pixabay)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo