Empreendedorismo

Planejamento Estratégico: aprenda como construir uma jornada que te leve ao sucesso

Nas organizações o planejamento estratégico é indispensável. Ele ajuda a identificar imprevistos, torna mais claro o trabalho que precisa ser feito e aumenta as chances da empresa atingir o resultado esperado. 

12 Out 2022 - 15h00 | Atualizado em 12 Out 2022 - 15h00
Planejamento Estratégico: aprenda como construir uma jornada que te leve ao sucesso Lorena Bueri

A falta de visão de mercado e objetivos claros são dificuldades que impactam muitos negócios, contribuindo para que o empreendimento fique estagnado ou até mesmo comece a decair por não se adaptar às mudanças frequentes do mundo. O planejamento estratégico, quando colocado em prática, pode se tornar uma “luz” para o empreendedor, usando a metodologia para estabelecer metas e planos de ação para impulsionar a empresa, além de estabelecer a tomada de decisões assertivas.

Estruturar um planejamento estratégico é fundamental para qualquer empresa, seja ela de grande ou pequeno porte, e todas as empresas precisam de gestão. Muitas vezes, o fato de uma empresa ter se desenvolvido, foi justamente pelo planejamento estratégico. O gerenciamento será feito de maneira mais fluida, profissional e inteligente quando existem ações e recursos orientados para garanti-lo, fazendo com que a organização se comprometa com os objetivos estipulados.

As vantagens de adotar essa metodologia são inúmeras, como a motivação e união da equipe de trabalho, aumento da produtividade, direcionamento correto dos recursos, organização dos processos, como também, agilidade na tomada de decisões.


Planejamento estratégico (Foto:Reprodução/Pinterest)


Para a construção do planejamento não existe um procedimento padrão a serer seguidas, dessa forma, seguiremos as etapas estabelecidas pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Diagnóstico empresarial

A primeira situação a ser analisada é em que ponto se encontra o empreendimento no cenário atual. A dica é reunir todos os colaboradores para trazer informações com a maior transparência possível, que será fundamental para traçar um plano que contemple o cenário atual da empresa, além de opiniões e criticidade. Para organizar este momento, busque fazer um quadrante para responder quais são as forças e fraquezas que abrangem o ambiente interno e as ameaças que o mercado externo oferece.

Definições das diretrizes estratégicas

Nesta etapa, vamos falar sobre MVV (missão, visão e valores) da organização. É um ponto importante para diferenciar o seu negócio do concorrente. As diretrizes estratégicas representam a essência da empresa, como ela identifica oportunidades para se diferenciar no mercado, como lida com os serviços que presta e os produtos que vende.

Definição de metas e indicadores

O primeiro a se fazer é estipular um cronograma para acompanhar os resultados da empresa. É necessário reforçar que metas são espécies de “entregas” que precisam ser feitas em um curto período de tempo, enquanto o objetivo é o alvo final que vai ser atingido a longo prazo. Além disso, é preciso acompanhado os resultados da organização, analisando os indicadores de desempenho. Os principais indicadores de desempenho usados por empresas são: indicador de lucratividade e Ticket médio.

Desenvolvimento do plano de ação

Responsável por viabilizar o alcance das metas e dos objetivos, aqui também será definido o que realmente precisa ser feito, especificando as operações a serem realizadas, previsão da data de implantação. O responsável deve ser claramente informado.

Para a construção do plano de ação, é recomendável a utilização da ferramenta 5W2H, uma vez que ela contempla todas as premissas necessárias para a execução do processo com as seguintes questões: (WHAT) o que deve ser feito, (WHY) por que deve ser implementado, (WHO) quem é o responsável pela ação, (WHERE) onde deve ser executado, (WHEN) quando deve ser implementado, (HOW) como deve ser conduzido, (HOW MUCH) quanto vai custar a implementação.

Ao responder essas questões, o plano de ação fica mais detalhado e permite uma clareza ao ser executado.

Gerenciamento e controle

Após a implementação, o planejamento estratégico deve constantemente passar por monitoramento e revisão. O processo é periódico e infinito, o que significa que as ações devem ser controladas e as operações devem ser gerenciadas e previamente definidas. “É importante relembrar que o planejamento estratégico não é uma metodologia imutável. Ou seja, ela pode e deve ser ajustada a cada momento que se sentir necessário. E os resultados, quanto mais forem gerenciados e controlados, mais rápido será a correção dos erros no meio do processo. Afinal, nem sempre tudo sai como planejado, mas não tenha dúvidas que planejamento seja algo essencial para o desenvolvimento”, relata Leonardo Rossi, consultor de empreendedorismo.

Foto Destaque: Planejamento de estratégico:Reprodução/Pinterest

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo