Saúde

Piso Nacional da enfermagem é prioridade para Governo Lula

Ministério da Saúde diz que o governo está ‘comprometido em acelerar implementação do piso nacional da enfermagem’, e que um grupo de trabalho junto com o ministério da fazenda foi instituído para acelerar as discussões

16 Fev 2023 - 15h31 | Atualizado em 16 Fev 2023 - 15h31
Piso Nacional da enfermagem é prioridade para Governo Lula Lorena Bueri

Em suas redes sociais, o Ministério da Saúde soltou uma nota nesta quarta-feira (15), dizendo que "o governo federal, de forma interministerial, está comprometido e trabalhando em várias frentes para acelerar a implementação do Piso Nacional da Enfermagem".

Tudo isso ocorre após na terça-feira (14), ter sido realizado em todo Brasil algumas manifestações onde se foi cobrado, junto ao ministério, além de rever a situação do piso, entre outros benefícios. 


Post sobre o piso salarial nacional (Reprodução/Twitter)


Após a paralisação e as manifestações de terça, os líderes e as entidades que apoiam a causa do piso nacional salarial da enfermagem conseguiram marcar uma reunião que acontecera na quarta-feira (14), com a nova ministra da Saúde, Nízia Trindade e assim, pressionar pela publicação do ajuste.

Serão beneficiados pelo piso salarial, os enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares e parteiras.

Líbia Bellusci, uma das coordenadoras do Fórum Nacional da Enfermagem, (FNE), declarou que "Depois de toda a mobilização que a enfermagem brasileira fez nesse país, nós conseguimos mais uma reunião no Ministério da Saúde", e completou dizendo que "A gente já tinha encaminhado o ofício e, hoje, juntos com as nossas manifestações e atos, junto com a paralisação, se confirmou a agenda e nós estamos aqui. Estamos em fase final."


Enfermeiros lutam por piso nacional (Foto:Reprodução/Freepick)


O Ministério da Saúde confirmou o que foi acordado na reunião com o FNE, e na nota "um grupo de trabalho interministerial foi instituído para avançar, de forma célere, no texto final da Medida Provisória para implementação do piso". Os ministérios que estão envolvidos nas discussões para acelerar esse processo, são os da Casa Civil, Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento, Ministério da Saúde e a Advocacia-Geral da União (AGU).

O presidente Lula na terça-feira disse que seu governo irá ‘resolver esse problema’ da classe de enfermagem e que “Vocês podem ter tranquilidade que vamos resolver os problemas de vocês… nós estamos apenas tentando harmonizar o teto, o salário das enfermeiras com a questão das pequenas cidades e as Santas Casas”

A nota do Ministério da Saúde mostra a importância da classe dizendo como os trabalhadores essenciais para o funcionamento de todos os serviços de saúde do Brasil e garantem que valorizam a luta da classe pelo reconhecimento salarial.

 

Foto Destaque: Ministra da Saúde Nízia Trindade - Reprodução/Twitter

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo