Mundo Animal

Pintado entra na lista de espécies em extinção e terá pesca proibida em todo o país

Decisão foi divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente, após peixe ter entrado na lista de espécies em risco de extinção, a proibição começara a valer em todo o território nacional no dia 5 de setembro.

17 Jun 2022 - 21h43 | Atualizado em 17 Jun 2022 - 21h43
Pintado entra na lista de espécies em extinção e terá pesca proibida em todo o país Lorena Bueri

A pesca do peixe Pintado, conhecido também como surubim e caparari, foi proibida em todo o Brasil, após a espécie entrar na lista de espécies em perigo de extinção, segundo o Ministério do Meio Ambiente, é a primeira vez que o Pintado entra na lista, com a proibição, atividades de pescas esportivas como “pesque e solte” também estão proibidas. 

A nova medida foi publicada no início do mês, e começara a entrar em vigor a partir do dia 5 de setembro. A decisão de listar o pintado como espécie de peixe ameaçado de extinção é resultado de uma longa análise técnica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que aplica os critérios de risco de extinção do método da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN).  


 

Pesca de Pintado será proibida no Brasil (Foto: Reprodução/Revista Pesca & Companhia)


De nome cientifico Pseudoplatystoma corruscans, o peixe é de água doce, pertencente a família dos Pimelodídios, habita nas bacias dos rios São Francisco, Prata e Paraná, embaixo de malhas de aguapés, de hábitos noturnos também pode ser encontrado em rios de outros países da América do Sul, como Paraguai, Uruguai, Bolívia e Argentina. 

Especialistas afirmam que a diminuição populacional da espécie origina de barragens sequenciais instaladas nas bacias, pois o animal que é migratório acaba tendo suas rotas impedidas pelos barramentos. Em entrevista ao G1, Luciana Carvalho Crema, coordenadora do ICMBio, explica: “No trecho baixo do rio São Francisco, por exemplo, a jusante da Usina Hidrelétrica do Xingó, o surubim desapareceu. Na bacia do rio Paraná, em trechos do rio Paranapanema, ele também não é mais encontrado na pesca. Outro problema que prejudica as populações de surubim é a contaminação genética, que pode ocorrer em virtude da soltura ou escape de híbridos. Um dos híbridos mais comuns é a mistura do surubim com a espécie congênere cachara, Pseudoplatystoma reticulatum, gerando o que se conhece nas pisciculturas como o peixe ‘ponto-e-vírgula’ por conta do padrão de pintas (do surubim pintado) e faixas (que vem da cachara, mais tigrada” - conclui Luciana.  

A pesca do Pintado é bastante praticada na região Nordeste devido à grande quantidade de rios que banham a região. O governo do Mato Grosso do Sul enviou um ofício ao Ministério do Meio Ambiente alegando que a espécie não está extinta nos rios do MS e solicitou que a proibição seja desartada no estado.

 

Foto Destaque: Peixe da espécie Pintado. Reprodução/Revista Globo Rural.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo