Saúde

Pílula da inteigência realmente existe? Entenda

Conheça a suposta pílula que promete aumentar a sua inteligência e a capacidade de concentração. Ela tem sido vendida pelos nomes comerciais de Ritalina e Concerta.

30 Abr 2022 - 15h00 | Atualizado em 30 Abr 2022 - 15h00
Pílula da inteigência realmente existe? Entenda Lorena Bueri

Uma suposta pílula conhecida comercialmente pelos nomes de Ritalina e Concerta, este metilfenidato tem sido usado, principalmente por universitários e concurseiros. Especialistas ressaltam a ineficácia no aumento do intelecto e apontam alguns riscos. Os especialistas foram ouvidos pelo G1.

O uso indiscriminado deste psicostimulante de tarja preta pode trazer sérios riscos a saúde. Apesar dele ter a capacidade de aumentar a concentração, ele também pode causar o aumento da ansiedade, dores de cabeça, perda de apetite e em alguns casos gerar alucinações, ou uma piora nos quadros de esquizofrenia ou transtorno bipolar.

Este medicamento é indicado para os casos de Transtorno do Défict de Atenção com Hiperatividade (TDAH) em adultos e crianças e também é utilizado no tratamento da narcolepsia.

De acordo com o médico psiquiatra e professor do departamento de psiquiatria da Faculdade de Ciências Médias Unicamp, Amilton Santos Jr., ressalta que o medicamento não é a cura para esses casos e que existem outros tratamentos existentes. 

"Ele não é a cura. Não é o único tratamento que existe. A gente sempre fala: em saúde mental nada prescinde de abordagens não farmacológicas", afirma Amilton.


Pessoa ansiosa (Foto: Reprodução/Unsplash)


Amilton explica que os efeitos deste remédio melhora cognitiva são apresentados em pessoas diagnosticadas com TDAH, porém não há nada que comprove que o medicamento também apresente uma melhora em pessoas sem esse tipo de transtorno. 

"Os efeitos de melhora cognitiva do metilfenidato são claramente comprovados em pessoas com diagnóstico de TDAH [...] Hoje em dia muitas pessoas utilizam esse medicamento para melhorar a atenção, até porque hoje ela é muito desafiada do que anos atrás. No entanto, o benefício para isso não é comprovado", afirma Amilton. 

Ele disse ainda que o medicamento pode causar uma sensação de abstinência, "A hora que a pessoa fica sem o remédio, ela fica como se estivesse deprimida, fica para baixo, sem ânimo, sem energia", concluiu o médico.

Portanto, vale ressaltar que é fundamental que não se faça o uso de medicamentos sem prescrição médica, o uso aleatório de medicamentos pode causar efeitos inimagináveis a sua saúde.

Foto destaque: Pessoa concentrada. Reprodução/Unsplash

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo