Esportes

Pia Sundhage está entre as finalistas do prêmio ‘FIFA The Best 2022’

Treinadora da seleção brasileira, a sueca Pia Sundhage chega à final da premiação da entidade máxima do futebol pela quinta vez em sua carreira, concorrendo com Sarina Wiegman, da Inglaterra, e Sonia Bompastor, do Lyon.

09 Fev 2023 - 14h16 | Atualizado em 09 Fev 2023 - 14h16
Pia Sundhage está entre as finalistas do prêmio ‘FIFA The Best 2022’ Lorena Bueri

A FIFA anunciou as três finalistas da categoria de “Melhor treinadora de futebol feminino” do prêmio “The Best”, e a treinadora da seleção brasileira, Pia Sundhage, está entre elas. A entidade deu início à revelação dos candidatos ao pódio na tarde de quarta-feira (8), começando com os indicados para Melhor Goleiro no masculino e no feminino.

Inicialmente, seis candidatas foram nomeadas para a votação de Melhor Treinadora Feminina da FIFA, tendo sido escolhidas por um painel de especialistas. A partir desta lista, os três finalistas foram selecionados por um júri internacional composto por quatro grupos: treinadores de seleções femininas, capitães de seleções femininas, jornalistas de futebol feminino e fãs que votaram no site oficial da entidade.

Nesta quinta (9), o trio mais bem votado entre os treinadores foi divulgado, começando com as mulheres. Além de Pia, Sarina Wiegman, da seleção inglesa, e Sonia Bompastor, do Lyon, disputarão a honraria.


Trio de treinadoras para o prêmio 'The Best' é anunciado pela FIFA. (Foto/Reprodução/FIFA)


Pia, que comanda a seleção brasileira desde 2019, chega à final do prêmio pela quinta vez em sua carreira, tendo vencido em 2012, após a conquista dos Jogos Olímpicos com a seleção dos Estados Unidos. Vice em 2011 pelos EUA, a sueca ficou em terceiro lugar em 2013 e 2016, dirigindo o time do seu país nas duas oportunidades.

Sarina Wiegman, que já venceu o prêmio duas vezes (2017 e 2020), recebeu a nomeação depois de guiar a Inglaterra ao título inédito da Eurocopa em 2022. É a sexta vez consecutiva da holandesa entre as três melhores. Enquanto isso, Sonia Bompastor teve uma temporada de excelência no comando do Lyon, levando o clube a conquistar as taças do Campeonato Francês, da Champions League e da Supercopa da Europa, também no ano passado.

O prêmio refere-se às campanhas de agosto de 2021 a julho de 2022 e os vencedores serão anunciados em cerimônia que acontecerá em Paris, em 27 de fevereiro.

Foto destaque: Pia Sundhage, treinadora da seleção brasileira de futebol feminino. Reprodução/CBF

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo