Notícias

Pfizer entra com pedido de registro definitivo de vacina bivalente na ANVISA

ANVISA recebeu ontem o pedido de registro definitivo da vacina bivalente Comirnaty, fabricada pelo laboratório Pfizer que até então havia apenas sido autorizada em novembro de 2022 para uso emergencial

01 Fev 2023 - 09h35 | Atualizado em 01 Fev 2023 - 09h35
Pfizer entra com pedido de registro definitivo de vacina bivalente na ANVISA Lorena Bueri

O laboratório Pfizer entrou nesta terça-feira (31) com o pedido de registro em definitivo de sua vacina bivalente, a Comirnaty, na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA. Anteriormente, o órgão havia autorizado o uso apenas de forma emergencial para a população acima dos 12 anos.

Essa vacina, a Comirnaty, é atualizada e ajuda a minimizar os efeitos da cepa original da Covid-19, além de outras que surgiram posterirormente, como a variante Ômicron, considerada a variante de preocupação no momento atual, segundo a Organização Mundial de Saúde,OMS.

Em nota, a ANVISA informa que "A análise de pedidos de registro de vacinas segue regulamentação própria e busca verificar se a relação benefício/risco do produto é satisfatória no contexto epidemiológico atual. Para isso, devem ser apresentados estudos clínicos e outros dados a fim de comprovar a qualidade, a segurança e a eficácia do produto". Com isso a agência irá analisar nos próximos dias se concede o registro em definitivo ou não.


 

Pfizer entra com pedido em definitivo na ANVISA para uso de vacina bivalente. (Foto:reprodução/Twitter)


O novo governo brasileiro através do ministério da saúde já tem algumas doses para aplicação ao público, mas nesse primeiro momento, a partir do dia 27 de fevereiro seguirá uma ordem específica, sendo que as pessoas que fazem parte de grupos de risco irão ser os primeiros a tomar essas doses já disponíveis.

De acordo com a Pfizer na bula da vacina, e por determinação da ANVISA que seguirá a recomendação, as vacinas bivalentes devem ser aplicadas três meses após as primeiras doses ou após das de reforço. Somente quem estiver dentro desses requisitos poderá tomar essas doses de vacina. A meta é vacinar 90% do público-alvo nessas primeiras etapas.

Grupos Prioritários nessa primeira etapa:

Fase 1: população com 70 anos ou mais; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;

Fase 2: população com idade de 60 a 69 anos;

Fase 3: gestantes e puérperas; 

Fase 4: profissionais da saúde.

 Foto Destaque: Vacina atualizada contra Covid-19 será aplicada em fases no Brasil. (Foto: Reprodução/Twitter)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo